Esportes | 18/07/2011 09h04min
A eliminação do Brasil na Copa América, após a derrota por 2 a 0 para o Paraguai nos pênaltis, está estampada nos sites dos principais jornais europeus. Os principais veículos esportivos ingleses destacam que o algoz da Seleção não chutou contra a meta de Julio Cesar durante o confronto, realizado em Santa Fé pelas quartas de final do campeonato.
> Enquete: o que faltou à Seleção?
> A repercussão na imprensa sul-americana
> Fim do sonho: nos pênaltis, Brasil é eliminado
"Após não registrar um único chute a gol em 120 minutos de tempo normal, os menos expressivos sul-americanos foram mais clínicos nas cobranças de pênalti enquanto o Brasil não acertou um único chute", publica o Daily Mail, que considera o goleiro paraguaio, Justo Villar, o "herói da partida".
Reprodução, dailymail.co.uk
O Guardian também destaca a ausência de finalizações por parte dos paraguaios. O diário ainda lembra a confusão que deixou os dois times com um jogador a menos.
"Ambos os times foram reduzidos a 10 homens no 13º minuto da prorrogação, após uma disputa de bola ter se tornado uma confusão generalizada, com o defensor do Paraguai Antolín Alcaraz e o meia do Brasil Lucas Leiva mandados para fora", destaca.
Na Espanha, o As exalta a atuação do goleiro Justo Villar. O jornal lembra que o jogador já defendeu o Real Valladolid.
"O ex-Valladolid impediu a vitória brasileira e defendeu uma das cobranças da decisão por pênaltis que classificou os homens do (técnico Gerardo) Martino às semifinais da Copa América. O Brasil tentou, mas não pôde com a ordem e a disciplina do Paraguai. Falhou em muitas ocasiões da partida e foi incapaz de marcar na decisão por pênaltis", diz o jornal.
Reprodução, as.com
O Marca também destacou o arqueiro paraguaio.
"O enorme Justo Villar defendeu o disparo de Tiago Silva e foi o herói da partida", diz a publicação.
Reprodução, marca.com
O site do diário português A Bola destacou o domínio brasileiro no jogo, e elogiou a defesa paraguaia.
"Sempre no comando das operações, a equipe de Mano Menezes dominou o jogo, porém, não conseguia concretizar as oportunidades de gol que ia criando. O Paraguai defendia bem e sempre que podia tentava criar lances de perigo", afirma o texto.
Reprodução, abola.pt
Já o italiano Gazzetta delo Sport publica apenas uma reportagem para os fracassos de Brasil e Argentina na competição. O texto destaca as contestações que os técnicos Mano Menezes e Sergio Batista enfrentarão a partir da derrota.
Reprodução, gazzetta.it
"Divididos por tradição e unidos em luto. Argentinos e brasileiros compartilham a raiva por terem falhado miseravelmente em um objetivo importante, considerado inicialmente fácil. E chovem críticas pela imprensa e pela torcida, principalmente contra os dois treinadores, que não passaram pelo primeiro exame após a grande contratação", diz o jornal.
> Ficha técnica - Copa América
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso (Lucas); Robinho, Alexandre Pato (Elano) e Neymar (Fred)
Técnico: Mano Menezes
Paraguai: Justo Villar; Antolín Alcaraz, Darío Verón, Paulo Da Silva e Aureliano Torres (Marecos); Enrique Vera (Edgar Barreto), Victor Cáceres, Riveros e Estigarribia; Lucas Barrios (Perez) e Haedo Valdéz
Técnico: Gerardo Martino
Cartões amarelos: Vera, Marecos, Estigarribia e Barreto(Paraguai); André Santos e Maicon (Brasil)
Cartões vermelhos: Alcaraz (Paraguai); Lucas Leiva (Brasil)
Local: Estádio Ciudad de la Plata, em La Plata (Argentina)
Data: 17 de julho de 2011, domingo
Horário: 16 horas
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas (Argentina) e Efraín Castro (Bolívia)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.