Esportes | 17/07/2011 19h58min
Depois de 120 minutos de pressão sobre a defesa paraguaia, o Brasil não foi capaz nem de acertar um pênalti e acabou caindo nas quartas da Copa América neste domingo. E as chances desperdiçadas pelo ataque brasileiro foram o principal alvo de lamentações de Mano Menezes na entrevista coletiva após o jogo. Ao todo, foram quase 20 oportunidades de gol que acabaram fracassadas.
— Fomos muito superiores, mas não fizemos o gol, que é o principal do futebol — argumentou o técnico. — A tendência é achar que está tudo ruim, e não está tudo ruim.
Leia mais
> Crônica: Brasil perde nos pênaltis
> Confira como foi o minuto a minuto
> Veja fotos da partida La Plata
> ENQUETE: o que faltou ao Brasil?
Aparentando tranquilidade, Mano exaltou alguns pontos positivos da Seleção. Destacou a solidez da defesa e garantiu que, dentro de um projeto a longo prazo rumo à Copa 2014, não há motivos para desespero. Vê uma importante evolução no trabalho desde o início dos treinamentos em Campana.
— Estamos tristes porque trabalhamos para vencer e futebol só valoriza quem vence. Tenho que sair de um jogo com este com a noção bastante clara de como o Brasil evoluiu desde a primeira rodada a ponto de fazer um jogo com uma superioridade imensa. Permitimos ao adversário ter duas finalizações em 120 minutos, mas não foi suficiente para conseguir.
Segundo Mano, a falta de efetividade dos atacantes é um problema pontual, "momentâneo". O técnico mostrou certa insatisfação com as quatro penalidades perdidas. Elano, André Santos, Thiago Silva e Fred jogaram para longe as pretensões da Seleção de seguir na Copa América. Mencionou ainda as falhas do gramado ao redor da marca penal.
— Não é preciso fazer análise das quatro penalidades perdidas, a não ser falar da dificuldade dos jogadores na marca. Não sei se na outra área estava melhor, nao sei dizer. Quando você erra quatro é bom você olhar para dentro do si e avaliar.
> Ficha técnica - Copa América
Brasil: Júlio César; Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso (Lucas); Robinho, Alexandre Pato (Elano) e Neymar (Fred)
Técnico: Mano Menezes
Paraguai: Justo Villar; Antolín Alcaraz, Darío Verón, Paulo Da Silva e Aureliano Torres (Marecos); Enrique Vera (Edgar Barreto), Victor Cáceres, Riveros e Estigarribia; Lucas Barrios (Perez) e Haedo Valdéz
Técnico: Gerardo Martino
Cartões amarelos: Vera, Marecos, Estigarribia e Barreto(Paraguai); André Santos e Maicon (Brasil)
Cartões vermelhos: Alcaraz (Paraguai); Lucas Leiva (Brasil)
Local: Estádio Ciudad de la Plata, em La Plata (Argentina)
Data: 17 de julho de 2011, domingo
Horário: 16 horas
Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina)
Assistentes: Ricardo Casas (Argentina) e Efraín Castro (Bolívia)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.