Notícias

Esportes  | 08/07/2011 21h02min

Miralles na reserva: decisão irrita torcida, mas tem respaldo no histórico do jogador

Confira como o Grêmio vai jogar com Leandro no time

Contratado em maio como solução para os problemas ofensivos do Grêmio, o argentino Miralles vai ter que esperar no banco de reservas. O novo técnico do Grêmio, Julinho Camargo, deixou claro na entrevista coletiva desta sexta-feira que a opção se justifica pelas características do jogador e, sobretudo, pela questão tática.

Para lançar mão de seu 4-4-2, precisaria de um atacante veloz, capaz de percorrer grandes distâncias, sobretudo aberto pelos lados do campo. Apesar da repercussão negativa entre os torcedores, a decisão também se apoia no histórico recente do jogador. Com isso, Leandro, 18 anos, começa a se consolidar entre os titulares.

— O Leandro joga numa linha de quatro um pouco mais aberta, o Miralles mais por dentro. Essa linha pode rodar, e é exatamente o que eu quero, justamente porque tenho na frente dessa linha um articulador, que é o Douglas. Mas o Leandro é o segundo atacante. Muitas vezes rodamos a linha atrás do Leandro para que ele não tenha que voltar toda hora — explica Julinho.

> Confira abaixo a movimentação de Leandro (camisa 21):



Para Miralles ser titular, o esquema teria que mudar e passar a um 4-3-3, com os atacantes mais próximos de André Lima. Essa alternativa foi testada no segundo tempo contra o Cruzeiro e, segundo Julinho, mostrou bons resultados.

— Se sair jogando com o Miralles, não vou colocar ele jogando aberto. Contra o Cruzeiro montamos o 4-3-3 com Leandro, Miralles e André, e esse é um formato que me agrada bastante. Gosto do Miralles nessa condição. Nesse desenho ele cai como uma luva.

Compare no Brasileirão:
Leandro - 5 jogos, 4 como titular
6 finalizações, 1 em gol

Miralles - 2 jogos entrando no 2º tempo
6 finalizações, 3 em gol


O histórico recente de Miralles respalda a decisão de Julinho. Segundo o repórter da Rádio ADN, do Chile, David Calvo, Miralles sempre foi um segundo atacante, de atuações destacadas próximo ao centroavante. No Colo-Colo (em que jogou de 2009 a 2011), recuava mais enquanto Paredes fazia as vezes de centroavante. Na segunda temporada, começou a fazer mais "diagonais", o que não seria seu forte.

— Miralles se sente mais à vontade próximo ao centroavante. Mas sempre teve liberdade de cair para os lados quando considerava conveniente — atesta Calvo.

No entanto, nem as pacientes explicações de Julinho e o depoimento do jornalista chileno parecem capazes de amainar a bronca da torcida, descontente com a reserva de Miralles. Na cobertura online do clicEsportes desta sexta-feira, dezenas de gremistas reprovaram a ideia do técnico.

O que dizem os torcedores:
> "Dá para tirar dois deste time e botar o Miralles que fica melhor mesmo assim"
> "Miralles seria titular no Santos ao lado de Neymar, mas no Grêmio, não! Vai entender"
> "Miralles muda a cara do time quando entra"
> "A linha de frente tem que ter Douglas, Escudero, Miralles e André Lima"

O time para enfrentar o Coritiba no Olímpico, a partir das 16h de domingo, pela nona rodada do Brasileirão, deverá ter Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço (Neuton); Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Escudero e Douglas; Leandro e André Lima.

Próximos jogos:

10/07 - Grêmio x Coritiba
17/07 - Figueirense x Grêmio
24/07 - Grêmio x Santos




>>Confira:


Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








 


Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos








 


Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro








 



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.