| 03/07/2011 18h11min
Uma estreia surpreendente e até mesmo decepcionante. O Brasil começou a campanha na Copa América com um empate de 0 a 0 com a Venezuela, no fim da tarde deste domingo, em La Plata. O resultado deixa as duas seleções com um ponto no Grupo B da competição, disputada na Argentina. A chave ainda conta com Paraguai e Equador.
>>> Os detalhes do jogo no Minuto a Minuto
>>> As imagens da estreia da Seleção na Copa América
Muita velocidade, muito toque e pouca finalização. O primeiro tempo do jogo começou com muita intensidade dos comandados de Mano Menezes. Mesmo em ritmo forte, o ataque brasileiro dependia muito das assistências do lateral Daniel Alves e dos meias Lucas e Ramires. Ganso foi discreto. De inusitado, apenas um cachorro passeou pelo gramado durante alguns segundos.
Foto: Pablo Porciúncula, AFP
Mesmo assim, as raras e perigosas chances do Brasil caíram nos pés de Pato. Na melhor delas, o goleiro Vega foi salvo pelo travessão aos 27 minutos. Pato recebeu na medida de Dani Alves e chutou forte de dentro da área. E isso quando a intensidade dos ataques já eram bem menores que nos minutos iniciais.
A Venezuela soube neutralizar e se fechar bem (e muito) em seu campo de defesa. A história do primeiro tempo acabou se repetindo na etapa complementar.
O time foi pra cima no reinício, mas novamente sem encontrar um caminho efetivo para as redes. Mano começou a mudar a cara do time no segundo tempo, com a entrada de Fred para a saída de Robinho, mudando a configuração do setor ofensivo. Logo mais, com as entradas de Elano e Lucas nas vagas de Ramires e Pato, respectivamente, o Brasil conseguiu a primeira finalização. Foi de Elano, um chute de fora da área que foi pela linha de fundo.
Com o insistente 0 a 0 no placar e o tempo se esgotando, o jogo ficou naquela base do "deixa que eu resolvo", com muitos lances individuais tentando o gol. Já a Venezuela ainda deu um calor em um contra-ataque, com a finalização de Arango. Chute forte, cruzado, mas para fora.
No fim da partida, restaram as vaias da torcida brasileira. E sobraram aplausos por parte dos venezuelanos, que comemoraram o resultado ainda no gramado do Estádio Ciudad de La Plata.
BRASIL (0)
Júlio César, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires (Elano) e Ganso; Robinho (Fred), Neymar e Alexandre Pato (Lucas).
Técnico: Mano Menezes
VENEZUELA (0)
Vega, Rosales, Perozo, Vizcarrondo e Cichero; Rincón, Lucena, González (Di Giorgi) e Arango; Fedor (Maldonado) e Rondón (Moreno).
Técnico: César Farias
Cartões amarelos: Thiago Silva (Brasil); Rondón, González, Moreno (Venezuela)
Local: Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata.
>> Confira
Pato foi quem mais finalizou ou quem esteve perto do gol. Mas parou no travessão
Foto:
Pablo Poriúncula, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.