Esportes | 13/06/2011 22h28min
Em três dias, Douglas deixou de ser o maestro do meio-campo do Grêmio para mergulhar em uma série de polêmicas. Antes do jogo contra o São Paulo, ninguém contestava a presença do camisa 10 na equipe e a possibilidade de uma transferência não passava de especulações com pouca consequência. Tudo começou a mudar após uma atuação apagada seguida de um passe errado que culminou no segundo gol do adversário. Uma declaração polêmica do meia aumentou ainda mais o tom das críticas da torcida. Quando a calmaria parecia certa, Douglas não compareceu ao treino desta segunda e reacendeu os rumores de uma possível saída.
> Douglas teria adiado retorno devido a um problema de saúde da mulher
> Diretoria espera por explicações de Douglas para definir punição ao jogador
> Victor isenta Douglas de culpa pela derrota para o São Paulo
O esquema de Renato
Tudo começou quando, diante do São Paulo, Renato testou um novo esquema no time do Grêmio. Para manter Mário Fernandes na lateral direita e promover a volta de Gabriel ao time titular, o treinador armou um 4-4-1-1, com duas linhas de quatro na defesa e liberando Douglas para ajudar Junior Viçosa no ataque. Na teoria, tinha tudo para dar certo, mas na prática a história foi diferente.
O gol do São Paulo
Assim como praticamente toda a equipe, o camisa 10 do time de Renato não se encontrou em campo. Pouco se ouviu falar de Douglas no final da tarde de sábado no Morumbi. Mas o baixo rendimento do jogador ficou ainda mais acentuado após a falha que resultou no segundo gol dos são-paulinos. Aos 17 minutos do segundo tempo, pouco depois do Grêmio ter chegado ao empate, Douglas errou um passe para Fábio Rochemback na saída de bola gremista. Marlos ficou com a posse, invadiu a área e fuzilou o goleiro Victor.
A declaração
A aparente falta de motivação no confronto frente ao líder do Brasileirão e o erro grosseiro no gol que devolveu a vantagem aos donos da casa, foram motivos suficientes para que os torcedores do Grêmio execrassem Douglas através das mídias sociais da internet.
A nação gremista não digeriu muito bem as palavras de Douglas após a derrota pela quarta rodada do Brasileirão. Pela internet, muitos ofenderam o homem responsável pela armação do time do Grêmio depois do jogador admitir que não gosta de marcar:
– Eu sou um jogador que atua com a bola no pé. Não adianta eu ficar me desgastando marcando o adversário e, quando pegar a bola, não ter fôlego para criar – disse Douglas ainda no Morumbi.
O sumiço
De folga no dia seguinte após a partida, Douglas permaneceu em São Paulo. Pelo twitter, a mulher Júlia anunciou que um jantar com velhos amigos estava marcado para sábado à noite. No domingo, um novo tuíte confirmou que tudo estava bem com o casal. Através do site de relacionamentos, Júlia provocou a mulher de Elias, ex-volante do Corinthians e hoje no futebol espanhol, dizendo que vários amigos estavam reunidos na capital paulista, só faltando eles.
A segunda-feira foi de reapresentação para todos os jogadores do Grêmio. Mário Fernandes, que também passou o domingo de folga na capital paulista, apareceu normalmente no Estádio Olímpico. Faltou só o camisa 10.
Por volta das 17h, Antônio Vicente Martins foi pego de surpresa com um telefonema do clicEsportes perguntado sobre o paradeiro de Douglas.
Depois de alguns segundos em silêncio, o homem que comanda o futebol gremista disse que não havia autorização da diretoria e nem uma justificativa do meia para a ausência.
No Estádio Olímpico, ao ver que Douglas não estava participando do treino, a repórter do clicEsportes, Tatiana Lopes, questionou o assessor de imprensa João Paulo Fontoura sobre o jogador. Inicialmente, o funcionário do Grêmio disse que não sabia. Depois, surgiu a informação de que ele estaria no vestiário fazendo reforço muscular. O segurança que controla a entrada e a saída de veículos na área reservada ao futebol profissional admitiu não ter visto o meia chegar.
Perto das 17h30min veio a confirmação. Douglas realmente havia faltado ao trabalho na segunda-feira. A Think Ball, empresa que gerencia carreira de jogadores, entre eles a do meio-campista do Grêmio, admitia preocupação. Além de não ter notícias do atleta, não conseguia contato telefônico com o meia.
Pouco depois, o discurso da diretoria do Grêmio mudou. Antônio Vicente Martins disse que Douglas ligara por volta das 18h avisando que teria ficado preso em São Paulo resolvendo problemas particulares.
Já eram mais de 21h quando surgiu a primeira explicação sobre o sumiço do gremista. Por telefone ao clicEsportes, o empresário do jogador, Marcelo Goldfarb, disse que Julia estava com um problema de saúde e que o jogador teria ficado em São Paulo para cuidar da mulher. Mais tarde, tuitou a informação:
"Ele voltaria para Porto Alegre hoje cedo, mas a esposa dele passou mal durante a noite e ele acabou não conseguindo viajar. Ele voltaria para Porto Alegre hoje cedo, mas a esposa dele passou mal durante a noite e ele acabou não conseguindo viajar" – tuitou o empresário Marcelo Goldfarb.
A definição do caso
A definição do caso ficou para terça-feira, quando Douglas deve se reapresentar e dar explicações aos dirigentes. Caso sejam convincentes, a vida segue normalmente no Grêmio. No entanto, se os motivos alegados por Douglas para justificar sua ausência no início da semana não deixarem satisfeitos os integrantes do departamento de futebol tricolor, o jogador será punido.
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.