Notícias

Esportes  | 05/06/2011 17h51min

Grêmio volta a vencer em casa ao aplicar 2 a 0 no Bahia pelo Brasileirão

Júnior Viçosa fez os dois gols do Tricolor no primeiro tempo

Tatiana Lopes  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br

Em busca de uma vitória dentro de casa depois de três derrotas consecutivas no Olímpico, o Grêmio fez bonito diante do seu torcedor na tarde deste domingo, pela terceira rodada do Brasileirão. Venceu o Bahia por 2 a 0 e pulou para seis pontos na tabela de classificação.

Júnior Viçosa, em grande atuação, fez os dois gols do Grêmio no primeiro tempo: um de cabeça e o outro com os pés.

Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o São Paulo, no Morumbi. Já o Bahia, que tem apenas um ponto, recebe o Atlético-MG.

>>> Confira como foi o jogo no minuto a minuto
>>> As imagens de Grêmio 2x0 Bahia
>>> Vídeo: veja os gols
>>> Áudio: trecho da entrevista do técnico Renato


Dois de Viçosa

Sem Lúcio, que não se recuperou totalmente das dores nas costelas, Renato escalou o argentino Escudero no meio-campo para enfrentar o Bahia. Gabriel e Leandro, que voltam de lesões musculares, iniciaram no banco de reservas, assim como um dos novos contratados, o meia Marquinhos.

O ataque com Lins e Júnior Viçosa não agradou muito aos torcedores. Mas eles contribuíram com o placar positivo. Logo aos cinco minutos o Grêmio abriu o placar. A jogada foi bonita: Fernando rolou de calcanhar para Mário Fernandes, que levantou a bola na área pelo lado direito. Viçosa completou de cabeça. Na comemoração, ele mostrou a camiseta que usava por baixo do uniforme, com o nome de sua cidade natal, que fica em Alagoas.


Foto: Fernando Gomes

As principais jogadas do Grêmio ocorriam justamente pelo lado direito, com Mário sempre com bom espaço para escapar e cruzar.

Aos 11 minutos, o Bahia teve sua primeira chance. O primeiro tempo foi de poucas finalizações, mas quando elas apareceram, foram perigosas. Jobson recebeu um lançamento longo, saiu da marcação de Neuton e chutou rasteiro. Marcelo Grohe, ligado, tirou com uma das mãos.

Alguns erros de passes irritavam os torcedores gremistas, que reclamavam das arquibancadas. Lins foi um dos jogadores que errou diversas vezes perto da área. Mas, em compensação, outras jogadas enchiam os olhos de quem acompanhava o jogo. O capitão Rochemback, por exemplo, deslocou o atacante Souza dominando a bola no peito em uma dividida.

E se Lins chegou a ouvir algumas vaias, mesmo que tímidas, foi aplaudido no lance do segundo gol tricolor. Ele tabelou com Escudero e lançou Viçosa dentro da área. O centroavante, desta vez, acertou um forte chute e venceu Lomba para ampliar o placar para 2 a 0. Na comemoração, palmas para Gabriel, que começou no banco. O lateral-direito completou 30 anos neste dia 5 de junho.

Danny Morais, tentando ajudar seu time, que estava em desvantagem, arriscou um chute de fora da área, mas não se deu bem. A bola foi para fora, aos 34 minutos. Aos 40, Douglas foi lançado por Escudero na área na última oportunidade do Grêmio no primeiro tempo. O camisa 10 chutou em cima do goleiro.


Foto: Fernando Gomes

Segundo tempo

Os dois times voltaram sem alterações. Logo após a saída de bola, o Bahia ganhou um escanteio, com Rochemback cortando cruzamento. Marcelo Grohe subiu para segurar, sem perigo.

Nos primeiros minutos, o Bahia foi quem tomou iniciativa.  Primeiro com Jobson cruzando da esquerda, mas Rafael Marques apareceu na hora certa para cortar. Depois, os visitantes tiveram uma sequência de três escanteios não aproveitados, além de uma boa falta, também desperdiçada.

Aos nove minutos, o Grêmio imprimiu boa jogada de velocidade rumo ao ataque. Douglas viu Viçosa em posição legal, sem marcação na área, e fez o passe. O atacante chutou cruzado, e Lomba colocou para escanteio. Aos 12, Viçosa, em dia de boa atuação, cruzou da esquerda, deixando Lins na cara do gol. Mas ele não conseguiu concluir.


Foto: Fernando Gomes

Em seguida, Renato fez a primeira substituição no Grêmio. Saiu justamente Lins para a entrada de Leandro.

Uma falta perto da área, cobrada por Ávine, quase resultou em gol para o Bahia, aos 17. Jobson caiu em uma dividida e a arbitragem marcou. O lateral da equipe adversária mandou a bola no travessão.

Aos 23 minutos, Rafael Marques apareceu bem mais uma vez para desarmar Souza dentro da área. O centroavante do Bahia havia recebido passe de Jonson e se preparava para concluir.


Marquinhos estreia pelo Grêmio

O técnico Renato promoveu a entrada de Marquinhos, um dos novos reforços, aos 29 minutos do segundo tempo. O meia entrou no lugar de Júnior Viçosa, que saiu de campo muito aplaudido pela torcida.


Foto: Fernando Gomes

Na sua primeira participação, Marquinhos lançou Leandro na entrada da área, e o atacante escorregou no gramado na hora do passe. Aos 32, Douglas rolou a bola na marca do pênalti e o ex-jogador do Avaí quase conseguiu chegar a tempo de empurrar para as redes. Mas Lomba se antecipou e fez a defesa.

O téncico René Simões fez duas substituições ao mesmo tempo aos 33. Lulinha e Souza saíram para as entradas de Maranhão e Rafael. Já Renato tirou Escudero para Gabriel voltar ao time.

Com as mudanças, o Grêmio ficou com três zagueiros, já que Mário recuou. Leandro, único atacante, tinha a aproximação de Gabriel, Marquinhos e Douglas, sempre subindo ao ataque.

A última troca no Bahia foi com Marcos no lugar de Ávine, lateral por lateral. Nos poucos minutos que restavam, o Grêmio administrou o resultado e controlou o adversário.

Marcelo Grohe, seguro mais uma vez substituindo o titular Victor, que está com a Seleção Brasileira, defendeu dois chutes de Jobson nos últimos minutos, garantindo o placar de 2 a 0 para o Grêmio.

 

Ficha do jogo

Grêmio (2)
Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Fernando, Escudero (Gabriel) e Douglas; Lins (Leandro) e Júnior Viçosa (Marquinhos).
Técnico: Renato.

Bahia (0)
Marcelo Lomba, Gabriel, Danny Morais, Titi e Ávine (Marcos); Fahel, Marcone, Camacho e Lulinha (Maranhão); Jobson e Souza (Rafael).
Técnico: René Simões.

Brasileirão 2011 - terceira rodada
Local:
Estádio Olímpico, Porto Alegre, RS.
Horário: 16h.
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ).
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Lilian Fernandes Bruno (RJ).
Gols: Júnior Viçosa, aos 5min e aos 32min do 1º tempo (Grêmio);
Cartões amarelos: Souza e Camacho (Bahia); Fernando (Grêmio).
Público: 18.693.
Renda: R$ 277.682,00.



Confira:

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro





CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.