Notícias

Esportes  | 22/04/2011 22h02min

Jogadores do Grêmio optam por diferentes tipos de chuteira para encarar grama sintética

Fábio Rochemback garante que ninguém vai entrar em campo pensando em se poupar de lesões

Tatiana Lopes e Vinicius Rebello  |  tatiana.lopes@rbsonline.com.br; vinicius.rebello@rbsonline.com.br

 O Grêmio fez o treino de reconhecimento do gramado sintético do Estádio Passo D'Areia nesta sexta-feira pela manhã. Os jogadores tiveram a oportunidade de conhecer melhor o piso e escolher com que chuteiras irão entrar em campo no jogo pelas semifinais da Taça Farroupilha, sábado, 18h30min, contra o Cruzeiro.

>>> Renato faz mistério sobre time após lesão de Gilson
>>> Tinga garante que o Cruzeiro está adaptado ao gramado sintético

O maior problema de atuar em um gramado sintético para os atletas são as articulações. Em um giro, movimento muito utilizado dentro de campo, joelhos e tornozelos podem ser afetados gravemente. A trava baixa diminui um pouco os riscos de lesão, porém, mesmo assim, o capitão Fábio Rochemback afirma que vai jogar com as chuteiras que está acostumado:

– Facilita porque escorrega um pouco melhor, facilita no movimento de giro. Alguns treinaram com trava menor, mas eu treinei com a minha chuteira mesmo, não sou acostumado com a outra, espero que dê tudo certo e ninguém se machuque – disse Rochemback.

O volante tricolor acha que em uma decisão como a de sábado o jogador não pode entrar em campo pensando em evitar lesões:

– Não tem medida, é o campeonato, é uma semifinal, e vamos é entrar com tudo para vencer. Eu sei como eu sou, não vou prevenir nada, vou dar 100%, como todo mundo vai dar – afirma o capitão gremista.

No treino de reconhecimento do gramado, realizado nesta sexta-feira pela manhã, Renato deixou os atletas livres para fazerem a escolha.

– O jogador, no momento que entra em campo, é cobrado, tem que se entregar. É a profissão dele. A grama sintética dificulta mais, mas não adianta falar toda hora da grama, riscos existem, mas tem que jogar – disse o técnico gremista.

Foto: Tatiana Lopes

O ex-árbitro e hoje comentarista da RBS, Leonardo Gaciba, disse que muitos jogadores preferem até atuar usando um tênis de futsal, sem garras. Quando ainda apitava, viu assistentes usarem até chuteiras de beisebol, que facilitam a movimentação lateral.

– Eu apitava com chuteiras de trava de borracha mesmo, mas no sistema arredondado, não cauda de tubarão, como estão jogando hoje em dia. Não gostava de usar chuteira de society. Cada um deve usar a que melhor se adaptar, mas sempre lembrando que o jogo no gramado sintético fica muito mais em pé do que normalmente – disse Leonardo Gaciba.

O jogo entre Cruzeiro x Grêmio foi marcado para o estádio Passo D'Areia pois o Estádio Estrelão, que pertence ao mandante Cruzeiro, não tem estrutura suficiente para receber uma semifinal de turno do Gauchão.

 

 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.