Notícias

Esportes  | 08/04/2011 09h23min

Renato: "O Grêmio não vai fugir de ninguém"

Técnico quer a primeira colocação do grupo, independentemente dos confrontos das oitavas

O Grêmio está em uma situação confortável na Libertadores. Já classificado, decide, contra o Oriente Petrolero, se fica em 1º ou 2º no grupo 2 da fase de grupos. Não cabe apenas ao Tricolor, no entanto, essa definição. Para liderar, o time de Renato precisa torcer para que o León de Huánuco, já desclassificado, agarre um empate em Barranquilla, contra o Junior.

>>> A crônica do confronto
>>> A galeria de fotos da partida
>>> Os gols do duelo
>>> Veja como foi o jogo

Resta saber se convém à equipe brasileira superar os colombianos na tabela. O mata-mata é estabelecido pelo enfrentamento do melhor entre os primeiros colocados contra o pior das segundas posições. Assim, o segundo melhor dos primeiros pega o segundo pior entre os segundos, e sucessivamente até o estabelecimento dos oito duelos. Os times que encerraram sua participação na fase de grupos com a primeira colocação decidem o mata-mata em casa.

Pela garantia de decidir em casa, chegar às oitavas em primeiro é um passo importante. Historicamente, o Grêmio se fortalece dentro do Olímpico - especialmente em competições como a Libertadores. Com o apoio da torcida, a equipe ganha contorno ainda mais aguerrido.

Teoricamente, os segundos colocados devem ser times mais fracos, pois não realizaram campanha boa o suficiente para atingir a primeira colocação. Mas, até o momento, esse princípio não condiz com todos os posicionamentos da tabela. Equipes consideradas maiores têm sofrido diante de adversários mais frágeis - e algumas das grandes não se esgueiraram nem até a segunda posição de seus grupos.

Essas considerações não motivam o técnico Renato a pensar no próximo adversário. De acordo com o técnico gremista, seu time vai para cima do Oriente Petrolero, em busca da vitória e da primeira colocação, mesmo que isso signifique encontrar pela frente um desafio mais qualificado.

— Possível ser o primeiro é, mas não dependemos de nós mesmos — disse o técnico em entrevista coletiva após a vitória contra o Junior, na quinta. — Claro que vamos buscar a vitória e secar o adversário, mas o importante é fazer o maior número de pontos. Vai se projetar no momento em que faltar uma rodada para todo mundo, mas o Grêmio não vai fugir de ninguém. Tínhamos o objetivo de nos classificarmos. Conseguimos, agora vamos procurar esse primeiro lugar. Mas se não der, pelo menos vamos ter 13 pontos, que lá na frente vão nos ajudar. O dia que eu tiver medo não saio de casa.

Com os resultados da última quinta-feira, o Grêmio, 2º do Grupo 2, enfrentaria o Cerro Porteño, 1º do Grupo 5, na próxima fase.

>>> Confira a simulação das oitavas de final

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.