Notícias

 | 04/04/2011 09h12min

Niki Lauda: "Este aerofólio é uma estupidez"

Tricampeão critica asas móveis, uma das novidades implantadas pela FIA

Niki Lauda não aprovou algumas das mudanças das regras da Fórmula-1 em 2011. O tricampeão mundial da categoria acredita que as asas móveis, por exemplo, não acrescentam em nada ao espetáculo. Pelo contrário:

— Este aerofólio é uma estupidez e fará que as ultrapassagens fiquem mais previsíveis. Para mim, é um equívoco. Tudo bem que na Austrália teve algum éxito, mas não é correto. Os pilotos deveriam decidir por eles mesmo quando ultrapassar, e não que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) os indique quando fazer através de uma luz verde no cockpit — bradou o austríaco.

O aerofólio é uma das novidades implantadas nos carros de F-1 neste ano. As mudanças técnicas incluem um novo fornecedor único de pneus (depois de 13 anos, os japoneses da Bridgestone dão lugar aos italianos da Pirelli), a volta do Kers (a tecnologia que armazena a energia cinética despendida nas freadas e a reutiliza gerando potência extra aos motores) e, principalmente, a introdução de aerofólios traseiros flexíveis, ajustáveis pelos pilotos.

Assim como o Kers, o aerofólio traseiro também será controlado por um botão no volante. Mais um. Nos últimos 18 anos, o número de comandos de um volante de F-1 passou de dois para 24 ou mais. O da Sauber, por exemplo, tem 27. Parece um joystick de videogame. A rigor, isso significa que os pilotos terão de passar mais tempo olhando para as próprias mãos e menos para a pista. Há quem veja isso com preocupação. Basta um vacilo para estragar uma corrida ou, pior, provocar um acidente.

>>> Guia da Fórmula-1 para 2011

LANCEPRESS E CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.