Notícias

 | 03/04/2011 10h23min

Diretores da Nascar encararam como piada migração de Raikkonen para a Truck Series

O piloto finlandês foi campeão da Fórmula-1 em 2007

Com prestígio, mas um pouco de desconfiança. Assim Kimi Raikkonen chega à Nascar. A Kyle Busch Motorsports emitiu um comunicado no sábado informando que assinou contrato com o piloto para que ele dispute algumas das 21 etapas restantes da temporada da Truck Series, uma das divisões de acesso da categoria. Ele deverá fazer o primeiro treino nesta segunda, na Geórgia, e a estreia oficial, em 20 de maio, em Charlotte.

A Nascar está recebendo de braços abertos o ex-piloto da Fórmula 1, campeão em 2007. No sábado, antes de a corrida da Truck começar, em Martinsville, os autofalantes do circuito divulgaram a notícia para todos os presentes, logo após a execução do hino nacional americano.

O discurso é o de que a Nascar, antes tão fechada para os americanos, está se internacionalizando e atraindo outro público. Em parte, acontece mesmo isso. Raikkonen será o quarto piloto que disputará a categoria e passou antes pela F-1. Os outros são o brasileiro Nelsinho Piquet, o colombiano Juan Pablo Montoya e o americano Jeff Gordon (que fez testes pela Williams).

Nos bastidores, porém, a notícia chegou até mesmo a ser encarada como piada. Um dos diretores da Nascar, que pediu para não ser identificado, disse que ele e outros dirigentes chegaram a encarar a possibilidade como algo típico de 1º de abril. Parte disso devido à personalidade fechada de Raikkonen, que lhe rendeu o apelido de Homem de Gelo. Ele nunca foi muito fã de ter de estar em eventos de patrocinadores e interagir com o público, coisas consideradas como itens de sobrevivência no automobilismo americano.

Até mesmo pessoas que trabalham com ele duvidavam da possibilidade. Piquet disse que, quando a notícia começou a ganhar corpo, ele teve um contato com empresários de Kimi, que diziam "não saber muito bem o que se passava na cabeça dele e que era melhor esperar um pouco para ver o que realmente iria acontecer." Pediram a Nelsinho, inclusive, que entrasse em contato com o piloto para dizer um pouco como funcionava a categoria.

O finlandês estava disputando o Mundial de Rali. E comemorou a mudança.

— Estou muito empolgado por ter a oportunidade de começar a minha empreitada na Nascar com a Kyle Busch Motorsports. Kyle é um dos melhores na categoria, e poder compartilhar um pouco do conhecimento dele será algo muito bom para a minha transição. Ele conseguiu montar uma equipe que faz carros muito rápidos, e não vejo a hora de poder fazer parte desse time, que já mostrou ser muito vencedor — disse Raikkonen, em comunicado da equipe.

O QUE OS PILOTOS DA NASCAR PENSAM

Jeff Gordon, piloto da Hendrick Motorsports, na Sprint Cup:

Ele terá de ser paciente, aprender as coisas, como são as pistas. Essa é a melhor a mais rápida maneira de ele entender o que é a Nascar e como pode ser competitivo aqui. Sou um grande fã da F-1, é fantástico um cara como Kimi correr aqui. Nem acreditei quando Montoya veio, e só de Raikkonen considerar a possibilidade de disputar a Nascar já diz muito sobre a categoria. Isso mostra o que é esse esporte, algo fantástico.

Juan Pablo Montoya, piloto da Earnhardt Ganassi Racing, na Sprint Cup:

Será legal com Raikkonen aqui na Nascar. Ele é um cara legal e acho que ele vai gostar muito de correr na categoria. Mas minha primeira escolha não seria Charlotte caso quisesse começar (devido à dificuldade da pista).

Nelsinho Piquet, piloto da Kevin Harvick Inc., na Truck Series:

Para a Nascar, é excelente que um campeão como ele queira disputar a categoria. E, para ele, também é algo muito bom. Kimi pode se adaptar muito bem, com certeza. Não tenho a menor dúvida de que ele será bem recebido, como eu também fui, e o que estiver ao meu alcance para que isso aconteça, eu vou fazer"

LANCEPRESS
Roni Rekomaa, AP  / 

Raikkonen foi anunciado pela Kyle Busch Motorsports
Foto:  Roni Rekomaa, AP  / 


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/04/2011 14h21min
Kimi Raikkonen fecha com a equipe de Kyle Busch na Truck Series
30/03/2011 15h12min
Campeão da Fórmula-1 em 2007, Raikkonen estreia na Nascar em maio
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.