Notícias

 | 20/01/2011 19h36min

No sufoco, Botafogo vira sobre o Duque de Caxias na estreia no Carioca

Loco Abreu, de pênalti, e Caio, após belo passe de Cajá, fizeram os gols da vitória na estreia na Taça Guanabara

Para quem esperava um time entrosado após a manutenção do elenco da última temporada, o Botafogo acabou surpreendendo. Muitos passes errados e dificuldade para furar o bloqueio adversário. Mas, em três minutos, o Glorioso virou e alcançou a vitória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, de virada, nesta quinta-feira, no Engenhão, e estreou com o pé direito a luta pelo bicampeonato carioca.

Loco Abreu, de pênalti, e Caio, após belo passe do meia Renato Cajá, fizeram os tentos do Alvinegro, que saiu atrás no placar. Somália, após 45 minutos de domínio dos visitantes, abriu o placar, mas não evitou a derrota do Tricolor da Baixada.

Na próxima rodada, o Botafogo encara o Cabofriense, domingo, em Macaé. No mesmo dia, o Duque de Caxias recebe o Macaé, no Estádio Los Larios, em Xerém.

Meio-campo perdido e Botafogo é encurralado

Aos 41 minutos do primeiro tempo, o veterano atacante Somália colocou a bola na marca da cal, deu dois passos, e chutou com categoria no meio do gol de Jefferson, que nem pulou. Era o primeiro gol da partida, merecidamente para o Duque de Caxias, dono absoluto dos 45 minutos iniciais, nos quais o Botafogo assistiu o meio de campo do adversário jogar.

No entanto, o lance que resultou no tento do Tricolor da Baixada, gerou discussão. O atacante Geovane Maranhão pedalou para cima do lateral-direito Lucas. Os ombros se tocaram e o ex-vascaíno caiu. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou o pênalti. Gol e castigo justo para o time da casa.

Apesar da escalação bastante semelhante ao que encerrou a última temporada, os jogadores do Glorioso mostraram total falta de entrosamento. Os únicos lances de perigo aconteceram em jogadas de linha de fundo, mas foram raros. Ambas com os jovens alas Lucas, pela direita, e Guilherme, pelo lado oposto. Renato Cajá e Loco Abreu acabaram pecando nas finalizações. De resto, chutões para Caio e Loco Abreu, que arriscou até um recuo para o meio de campo, mas sem sucesso.

O uruguaio ainda comprometeu a melhor jogada do Alvinegro na etapa inicial. O volante Somália recebeu belo passe de Cajá, passou por dois, e rolou para Loco.
Mas o preciosismo do camisa 13, que tentou um passe de calcanhar e entregou a bola para a zaga adversário, acabou com o lance.

Joel corrige erros e virada chega no fim

Como tem sido comum desde ano passado nos jogos em que o Bota sai em desvantagem, o técnico Joel Santana desfez o esquema com três zagueiros. O estreante João Filipe e o jovem Guilherme deram lugar ao volante Bruno e ao atacante Alex. Somália virou quase um ponta esquerda. Caio foi para o outro canto.

Aos 4 minutos, o Fogão quase empatou. Loco Abreu encontrou Caio no meio da grande área. O camisa 9 girou sobre a zaga, e chutou forte, mas a bola foi por cima. Aos 15, Alex fez o goleiro Éverton se esticar para evitar o gol.

A bangunça da primeira etapa havia sido corrigida pelo Papai Joel, mas faltava eficiência na finalização. Loco Abreu, Cajá e Caio não fizeram esse papel.

Restou então a última alternativa. Caio chutou para o gol, o zagueiro Lucão desviou com as mãos e o árbitro marcou a penalidade máxima. Na cobrança, Loco amenizou a tarde ruim e igualou o placar.

Quando o empate parecia lucro pelo mal desempenho do time, o meia Renato Cajá resolveu aparecer e deixou Caio na cara do gol para virar o jogo. Foi no sufoco, mas o a luta pelo bi começou bem para o Glorioso.

Nos outros jogos das rodada, o Olaria fez 1 a 0 no Madureira e Americano e Nova Iguaçu empataram em 1 a 1.

LANCEPRESS
 Gilvan de Souza, Lancepress / 

Botafogo marcou os primeiros três pontos no Carioca
Foto:  Gilvan de Souza, Lancepress


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

20/01/2011 10h27min
Perto de ser anunciado pelo Inter, Zé Roberto treina pelo Vasco
20/01/2011 00h33min
Dupla Vander e Wanderley dá a vitória na estreia do Flamengo
20/01/2011 00h27min
Sem dificuldades, São Paulo faz 3 a 0 no São Bernardo
20/01/2011 00h25min
Casa cheia, cansaço e empate entre Corinthians e Bragantino
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.