Esportes | 17/12/2010 09h26min
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, garantiu nesta sexta que a entidade tem confiança na capacidade do Brasil de organizar a Copa do Mundo de 2014. Apesar do problema com os aeroportos no país, o dirigente disse que não há um plano alternativo para o Mundial em função da confiança no país.
– Há quatro anos, sobre a África do Sul, me diziam que os hotéis não estavam prontos, que os aeroportos não estavam prontos, me perguntavam se tínhamos um plano B ou um plano C. Como disse na época, não temos outros planos – afirmou o dirigente em Abu Dhabi. – O plano B é o Brasil e o plano C é o Brasil. Não podem imaginar que um continente do futebol não possa estar preparado. É um país economicamente forte. O Brasil estará preparado – destacou.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que a CBF tem como preocupações os aeroportos e as infraestruturas.
– Vamos trabalhar sem parar para ter um excelente Mundial – disse.
No fim de julho de 2011, o Rio de Janeiro terá o primeiro evento relacionado à Copa de 2014, com o sorteio dos grupos das eliminatórias para a competição.
Catar-2022 no inverno
Em relação ao Mundial de 2022, no Catar, Blatter manifestou a preferência pela realização do evento nos meses de inverno, quando é verão no Brasil, e o país árabe tem temperaturas mais amenas. Ele admitiu, no entanto, que não é fácil concretizar o desejo.
– Pessoalmente, acredito que seria melhor que se jogasse no inverno, as condições seriam melhores para o futebol aqui – disse em uma entrevista coletiva em Abu Dhabi, na véspera da final do Mundial de Clubes.
Mas o dirigente admitiu que uma mudança deste porte representaria um "problema para o calendário internacional". Mas ele argumenta:
– Jogar com o clima apropriado é melhor, estou pensando tanto nos jogadores como nos torcedores.
Blatter, no entanto, destacou que é muito cedo para falar de 2022 e recordou que antes acontecerão duas Copas, no Brasil em 2014 e na Rússia em 2018.
Desculpas aos gays
Ainda falando sobre a Copa do Catar, o presidente da Fifa pediu desculpas publicamente pelo comentário do início da semana que aconselhava gays e lésbicas a adotar a abstinência sexual durante o evento.
– Lamento meu comentário, não tinha a intenção de ferir ninguém. Somos contrários à discriminação. Peço desculpas – comentou.
A declaração de Blatter foi feita na segunda durante uma entrevista coletiva na África do Sul, depois de uma pergunta sobre o mal-estar dos ativistas homossexuais com a escolha como sede do Mundial-2022 de um país onde as relações entre pessoas do mesmo sexo são punidas pela lei.
– Acredito que deveriam simplesmente abster-se de qualquer atividade sexual – afirmou em tom de piada, antes de afirmar que a Fifa é contrária à discriminação.
O comentário teve muita repercussão e foi criticado por associações de defesa dos direitos dos homossexuais, que exigiam um pedido público de desculpas de Blatter.
AFPGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.