| 13/12/2010 17h20min
Nesta segunda, dia 13, a Federação Internacional de basquete (FIBA) anunciou a punição para a equipe masculina da China, que se envolveu em uma briga generalizada no amistoso contra o Brasil, representado pela equipe do Joinville, no dia 12 de outubro. O técnico da seleção chinesa e três jogadores foram suspensos pela entidade.
Robert Donewald Jr. foi suspenso por três jogos oficiais e deverá pagar uma multa de 40 mil dólares. Seu comportamento em quadra ainda será vigiado pelo período de dois anos pela federação.
O jogador Zhu Fangyu foi suspenso por dois jogos oficiais. Já Sun Yue e Zhang Bo pegaram um jogo cada de gancho.
A Federação de basquete da China (CBA) também foi punida com uma multa de 20 mil dólares. Os árbitros da partida, Jiang Tongbiao, Jan Jun e He Luwei, foram suspensos por um ano. Os punidos ainda podem recorrer da decisão.
Patrick Baumann, Secretário Geral da FIBA, acredita que a punição sirva de exemplo para que outros incidentes sejam evitados. O dirigente ainda aproveitou para elogiar a postura da Federação chinesa.
— Continuamos comprometidos com nossa responsabilidade de promover o fair-play, assim como proteger a integridade do basquete. A punição serve de aviso, este tipo de violência dentro do esporte é totalmente inaceitável. Somos gratos à Associação Chinesa de Basquete, que foram totalmente colaborativo e lamentaram o incidente — declarou.
A briga envolvendo China e Brasil ocorreu em um amistoso em Xuchang. Segundo a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), a confusão começou quando o jogador Paulinho Boracini teria escorregado em quadra. Os chineses interpretaram mal o lance e partiram para cima dos jogadores. A torcida local também invadiu a quadra. Os brasileiros precisaram sair escoltados do ginásio.
LANCEPRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.