Notícias

Mundo  | 28/10/2010 20h55min

Cinco presidentes sul-americanos já participam do velório de Kirchner

O boliviano Evo Morales foi o primeiro a chegar na capital da Argentina

Cinco presidentes sul-americanos já estão em Buenos Aires acompanhando o velório do ex-presidente Néstor Kirchner, no Salão dos Patriotas Sul-Americanos da Casa Rosada, sede do governo. O primeiro a chegar foi o presidente boliviano Evo Morales.

Ainda no parque militar do Aeroporto Jorge Newberry, que atende aos voos regionais da Argentina, Morales (na foto abaixo, ao lado da viúva Cristina Kirchner e de Maradona)disse que tinha muitas lembranças de Kirchner, a quem qualificou de defensor da dignidade de toda a América Latina. Morales lembrou que, em 2005, durante uma reunião de presidentes sul-americanos na cidade argentina de Mar del Plata, Kirchner encabeçou o repúdio ao plano dos Estados Unidos de criar um acordo comercial no continente, o que acabou levando a defenestrar de uma vez por todas a Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

O presidente do Equador, Rafael Correa, manifestou pesar pela morte de Kirchner e solidarizou-se com o luto dos argentinos.

— Foi-se um grande patriota e um querido amigo — lamentou.

O presidente uruguaio, José Mujica, destacou que chegava à Argentina acompanhado de senadores governistas e de oposição para mostrar a solidariedade do seu país. Sebástian Piñera, presidente do Chile, afirmou que a morte de Kirchner foi uma grande perda para a Argentina e para o continente, lembrando que o ex-presidente também tinha sob seu comando a União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, lamentou a morte de Kirchner, não apenas do ponto de vista pessoal. Disse que teve uma relação muito particular com o ex-presidente argentino. Mesmo tendo convivido muito pouco com Kirchner, os pontos de vista do líder argentino sobre uma série de fatos e situações fizeram com que se tornassem amigos. Santos destacou que Kirchner estava fazendo um trabalho construtivo na Unasul e, por isso, seu desaparecimento é ainda mais lamentável.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é aguardado na cerimônia de despedida de Néstor Kirchner. Ele teria deixado o Brasil por volta das 19h.

 

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.