Esportes | 11/10/2010 16h43min
A vitória deste domingo sobre o Fluminense levou o Cruzeiro à liderança do Brasileirão pela primeira vez neste ano. O time mineiro é o quarto a assumir a ponta, depois de Avaí, Corinthians e Fluminense. Porém, a julgar pelos exemplos das duas últimas edições do Brasileirão, nenhum destes quatro times deve ser campeão. Em 2008 e 2009, o time que conquistou o título não havia ficado em primeiro lugar na tabela antes da 33ª rodada. Vale lembrar que a edição de 2010 se encaminha para a 30ª.
Compare os dados dos campeões e de seu time no Histórico de Desempenho
Em 2008, o Grêmio encerrou o primeiro turno na liderança. O principal concorrente do Tricolor na briga pelo título era o Palmeiras. Na 29ª rodada, o São Paulo vencia o Náutico por 1 a 0 no Morumbi, subindo da quinta para a quarta posição. A equipe só chegaria à liderança na 33ª, quando aplicou 3 a 0 em um Inter misto – os titulares colorados foram poupados devido à disputa da Copa Sul-Americana – e foi beneficiado pelo empate em casa do Grêmio com o Figueirense. A partir daí, a equipe de Muricy Ramalho não saiu mais da liderança.
No ano passado, o resultado foi ainda mais surpreendente. Desta vez, foi o Inter que encerrou o primeiro turno na liderança. O Colorado disputava o título com Palmeiras e Atlético-MG, mas o Flamengo vinha em ascensão sob o comando do técnico Andrade e, aos poucos, se consolidava como candidato ao título. Sexto colocado na 32ª rodada, o Rubro-Negro foi subindo e alcançou a liderança na penúltima data, ao aplicar 2 a 0 no Corinthians fora de casa. Na última partida, em um Maracanã lotado, bastou vencer o Grêmio, que, sem nada mais a disputar no ano, mandou a campo um time misto.
Os dois exemplos ilustram uma nova tendência do Brasileirão, e dão ânimo a torcedores de Inter, Santos e Botafogo. Os três times ainda não ocuparam a liderança, mas seguem com chances de conquistarem o título.
Já entre 2003 e 2007, as demais edições do Brasileirão por pontos corridos, houve um domínio maior por parte dos campeões. O Cruzeiro, que levantou a taça pela primeira vez depois da mudança no formato, foi o time que impôs a maior supremacia sobre os rivais: liderou o certame a partir da terceira rodada, sem abandonar o topo da tabela até o final.
Em 2004, o Santos assumiu a liderança na 15ª rodada, mas caiu para a segunda posição quatro vezes. Retornou ao topo na penúltima rodada, e ficou com o título. A edição de 2005 foi a mais polêmica, devido à anulação dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho. O Corinthians assumiu a liderança na 16ª rodada. Caiu para a segunda posição na 24ª, mas, na partida seguinte, já reassumiu a ponta, onde ficou até o fim do campeonato.
Nas duas edições seguintes, o título ficou com o São Paulo. Em 2006, ano em que foi vice-campeão da Copa Libertadores, o Tricolor assumiu a liderança na nona rodada, caiu para terceiro lugar logo em seguida, mas, na terceira partida seguinte, retomou a ponta e se sagrou campeão. Um ano mais tarde, o time de Muricy Ramalho alcançou a primeira posição na 17ª rodada e não deu chances aos rivais.
CLICESPORTES
São Paulo e Flamengo venceram as duas últimas edições sem chegar à liderança antes da 33ª rodada
Foto:
Gaspar Nóbrega, divulgação; Felipe Dana, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.