Notícias

 | 07/12/2008 18h56min

São Paulo vence Goiás e conquista o sexto título brasileiro

Tricolor derrotou o Esmeraldino por 1 a 0 com gol de Borges no Bezerrão

Ana Maria Acker  |  ana.acker@rbsonline.com.br

Invicto desde agosto, o São Paulo confirmou a regularidade e mais uma taça nacional. O Tricolor derrotou o Goiás por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Bezerrão, na cidade do Gama, Distrito Federal, e assegurou o sexto título brasileiro (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008) - terceiro seguido sob o comando de Muricy Ramalho. Borges marcou o gol são-paulino aos 22 minutos do primeiro tempo.

O Tricolor encerrou a competição com 75 pontos, três à frente do Grêmio. A reação da equipe se deu sobretudo no Segundo Turno, quando o time perdeu apenas um jogo, justamente para o Tricolor Gaúcho, 1 a 0 no Olímpico em 17 de agosto.


Desde o apito inicial, o São Paulo não deu chances para o Goiás impor seu ritmo de jogo. A equipe tricolor marcava bem a saída de bola e impunha velocidade no ataque. No entanto, os jogadores encontravam dificuldades para finalizar. A primeira boa oportunidade aconteceu com Jorge Wagner, aos 13 minutos. O meia arrancou em contra-ataque pela esquerda, deixou a marcação para trás e bateu cruzado, para defesa de Harlei.

A pressão alterou o placar aos 22 minutos. Henrique derrubou Borges na meia-lua da grande área e Rogério Ceni se apresentou para a cobrança. Na batida, Harlei espalmou e Hugo, atento ao lance na direita, cruzou para Borges entrar livre e colocar no fundo das redes - 1 a 0.

Os jogadores do Goiás protestaram impedimento do atacante são-paulino, mas o assistente Alessandro Alvaro Rocha de Matos não marcou e o árbitro Jaílson Macedo Freitas confirmou o gol.

Jogando com apenas um atacante, o Esmeraldino teve dificuldades para abalar a vantagem do São Paulo. A equipe do técnico Hélio dos Anjos, no entanto, construiu duas oportunidades claras de gol. Aos 19 minutos, em grande cruzamento da direita de Vitor, Paulo Baier tocou de calcanhar, porém, a bola não entrou no gol e foi pela linha de fundo. Já aos 41, em outro cruzamento da direita, Fausto cabeceou e Ceni fez grande defesa, cedendo o escanteio.

Segundo tempo

Uma chuva forte começou a cair na cidade do Gama na etapa complementar. As equipes diminuíram o ritmo e o São Paulo passou a apostar forte nos contra-ataques. Aos nove minutos, Dagoberto arriscou da meia-direita e Harlei espalmou pela linha de fundo. Somente três minutos depois, em lançamento da direita, Hugo cabeceou e novamente o camisa 1 do Goiás levou a melhor, fazendo a defesa.

O time goiano errava muitos passes e não conseguia chegar à área adversária. Adriano Gabiru entrou na vaga de Júlio César; Fausto deu lugar a Alex Terra, mas pouco adiantou. A equipe não reagiu e ficou longe de virar a partida, resultado que daria o título ao Grêmio.

O Tricolor parecia mais próximo de ampliar. Aos 23 minutos, em cruzamento da direita, Borges mandou para o gol, Harlei espalmou e na sobra Dagoberto mandou na trave. Mas o placar seguiu o mesmo: o Esmeraldino não conseguiu balançar as redes o time de Muricy Ramalho garantiu o hexacampeonato, sob os gritos da torcida no Bezerrão.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.