Notícias

Esportes  | 30/08/2010 17h27min

Brasil tem boa atuação e perde por dois pontos para os EUA

Equipe liderou o placar até o início do terceiro quarto

Felipe Truda  |  felipe.truda@rbsonline.com.br

A seleção brasileira de basquete teve uma grande atuação, mas acabou derrotada por 70 a 68 pelos Estados Unidos nesta segunda em Istambul, em jogo válido pelo Grupo B do Mundial da Turquia. O cestinha da partida foi o ala norte-americano Kevin Durant, com 27 pontos. Pelo Brasil, o maior pontuador foi Marquinhos, com 16.

O técnico Rubén Magnano fez uma alteração em relação às vitórias sobre Irã e Tunísia: improvisou o ala Marquinhos como pivô, ao lado de Tiago Splitter. Titular da posição, Anderson Varejão segue de fora da equipe se recuperando de lesão no tornozelo direito.

O Brasil entrou em quadra disposto a mostrar que estava disposto a vencer. Consistente defensivamente, a equipe evitou que os EUA explorassem a velocidade como fizeram diante de Croácia e Eslovênia. Com um Leandrinho inspirado convertando três cestas de três pontos consecutivas, o time de Magnano fechou o primeiro quarto com vantagem de seis pontos.

Os EUA seguiam tentando impor o estilo rápido de jogo. O armador Derrick Rose deu trabalho à defesa verde-amarela com jogadas de velocidade e Kevin Durant mostrava habilidade infiltrando com facilidade no garrafão brasileiro, e marcando 19 pontos na primeira metade da partida. O diferencial do Brasil era Tiago Splitter, o único pivô de ofício da quadra, que levava vantagem sobre Lamar Odom, se firmando como um destaque defensivo.

Com as bolas de três pontos caindo – foram sete acertos em 11 tentativas –, o Brasil conseguiu se manter na frente na parcial. A vantagem, no entanto, caiu para três pontos.

O Brasil precisava acertar as bolas de três pontos para continuar na frente no terceiro quarto, e o bom aproveitamento não continuou na parcial. Depois de um chute errado de Alex Garcia da zona morta, os Estados Unidos passou à frente com uma jogada individual de Chauncey Billups, um dos poucos veteranos da equipe. A equipe norte-americana melhorou a partir da entrada do pivô Tyson Chandler, que superou Splitter na briga particular dentro do garrafão.

No último quarto, Derrick Rose e Andre Iguodala conseguiram boas roubadas de bola, e os EUA se distanciou no marcador. O Brasil apostava nas bolas de três pontos, mas o cansaço atingiu os jogadores brasileiros, que não conseguiam mais converter as tentativas. Huertas, Giovannoni e Leandrinho, duas vezes, perderam a chance de igualar o placar.

Mas o time brasileiro era valente, e não faltava vontade. Uma enterrada de Tiago Splitter após passe de Marcelo Huertas deixou o Brasil a dois pontos do time norte-americano no minuto final.

Faltando 20s para o final, Huertas infiltrou e sofreu falta. O cansaço pesou na hora de cobrar os lances livres, e o armador brasileiro errou as duas tentativas. Faltando três segundos para o final, Leandrinho ainda tentou a bandeja em meio a uma confusão no garrafão. Não deu certo. Final de jogo, e a seleção de Rubén Magnano deixa a quadra derrotada, mas com a cabeça erguida.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.