Notícias

 | 26/06/2010 12h55min

Uruguai sofre, mas vence a Coreia do Sul e vai às quartas de final

Luís Suárez marcou os dois gols, um deles belíssimo

Amauri Knevitz Jr.  |  amauri.knevitz@zerohora.com.br

Em um jogo emocionante no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, o Uruguai venceu a Coreia do Sul por 2 a 1 e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo. Depois de sair vencendo, sofrer o empate e voltar à frente com gols de Luís Suárez, a Celeste Olímpica espera o seu adversário, que será definida no confronto das 15h30min (horário de Brasília), entre Estados Unidos e Gana.

Primeiro tempo foi uruguaio

O jogo teve momentos distintos. O Uruguai começou tomando a iniciativa. Como sempre, Forlán, encabeçando o losango de meio-campo no 4-4-2 de Oscar Tabárez, comandou as ações. Porém, a Coreia do Sul, jogando no 4-5-1, teve a primeira grande chance, logo aos quatro minutos. Em uma falta lateral, Chu Young bateu direto para o gol e acertou a trave.

• Confira os números desta e de todas as partidas da Copa do Mundo

Mas foi só. Aos oito minutos, o Uruguai chegou ao seu gol. Forlán cruzou da esquerda, a zaga sul-coreana parou, o goleiro Sung Ryong saiu muito mal e o centroavante Luís Suárez apareceu de surpresa pelo lado direito para concluir para o gol.

Em vantagem no placar, começou a jogar como gosta: esperando o adversário, defendendo com qualidade e saindo em velocidade. Foi assim que, aos 27 minutos, aconteceu o primeiro lance polêmico. Forlán deu um carrinho no zagueiro sul-coreano e a bola sobrou para Suárez, que arrancou livre, sem ninguém no caminho até a grande área, mas a arbitragem marcou impedimento. Os replays mostraram que ele partiu na mesma linha.

No fim do primeiro tempo, o Uruguai teve outro motivo para reclamar. Dentro da área, Maxi Pereira chutou e a bola ficou no braço do adversário. O alemão Wolfgang Stark mandou o jogo seguir, para desespero dos sul-americanos.

Enquanto isso, a Coreia só ameaçava em chutes de fora da área, a maioria sem muita direção. O melhor foi aos 31, quando Chu Young mandou à direita do gol. Aos 37, o atacante tentou um cruzamento fechado, com certo perigo, e Muslera saiu bem.

Coreia se agiganta na segunda etapa

A exemplo do que fizeram no seu jogo contra a Argentina, os asiáticos voltaram muito melhor no segundo tempo. Dominaram o meio-campo e pressionaram o Uruguai. O jogo mudou completamente.

Chu Young perdeu grande chance de empatar aos cinco minutos, quando pegou uma sobra dentro da área, livre, e chutou muito alto. Aos nove, ele tentou de novo, mas a bola bateu em Victorino e saiu. Aos 14, Park Ji Sung cabeceou e Muslera defendeu.

Disposto a empatar, o técnico Huh Jung Moo trocou o 4-5-1 pelo 4-4-2 ao promover a entrada do atacante Dong Gook no lugar do meia Jae Sung. Aos 23, a Coreia enfim chegou ao empate. Na cobrança de falta, Chu Young pegou a sobra e cabeceou para o gol, como uma recompensa pela insistência. Foi o primeiro gol sofrido pelo Uruguai na Copa. Dois minutos depois, Chung Yong entrou sozinho na área e perdeu grande chance de ampliar, em importante defesa de Muslera.

Qualidade de Suárez faz a diferença

Aturdido, o Uruguai resolveu mudar. Tabárez colocou Lodeiro no lugar de Álvaro Pereira, mudou o posicionamento de Forlán e equilibrou as ações. Desistiu dos balões e passou a tocar mais a bola, controlando-a no ataque. E chegou à vitória com um golaço de Luís Suárez a 10 minutos do final. O atacante do Ajax driblou o zagueiro e chutou em curva, no cantinho, com categoria, para marcar seu terceiro gol no Mundial. É um dos artilheiros, ao lado do espanhol David Villa, do eslovaco Vittek e do argentino Higuaín.

A Coreia do Sul esboçou uma reação final, o técnico uruguaio tirou Suárez e quase pagou caro. Dong Gook entrou livre na área, chutou e Muslaera defendeu. A bola molhada escapou e se dirigiu perigosamente à linha de funda, sendo recolhida por Lugano. O Uruguai estava entre os oito melhores do mundo.

Veja como foi o jogo, com comentários de Mário Marcos de Souza:

CLICESPORTES
Copa do Mundo, oitavas de final
Data e hora: 26/6/2010, 11h
Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth
Público: 30.597 pessoas
Arbitragem: Wolfgang Stark, auxiliado por Mike Pickel e Jan-Hendrik Salver (trio da Alemanha)
Gols: Suárez, aos oito do primeiro tempo e aos 35 do segundo tempo; Lee Chung Yong, aos 23 do segundo tempo
Cartões amarelos: Kim Jung Woo, Cha Du Ri e Cho Yong Hyung
URUGUAI (2) COREIA DO SUL (1)
Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín (Victorino) e Fucile; Pérez, Arévalo, Cavani e Forlán; Alvaro Pereira (Lodeiro) e Suárez (Ferrnández) Jung Sung Ryong; Cha Du Ri, Cho Yong Hyung, Lee Jung Soo e Lee Young Pyo; Ki Sung Yueng (Yeom Ki-Hun), Kim Jung Woo, Lee Chung Yong, Kim Jae Sung (Dong Cook) e Park Ji Sung; Park Chu Young
Técnico: Oscar Tabárez Técnico: Huh Jung Moo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.