| 23/06/2010 04h27min
Nada mais, só Gana
Sobrou mesmo apenas a façanha de Gana nesta quarta-feira contra a Alemanha para salvar o orgulho africano na Copa. Os nigerianos perderam empatando com a Coreia do Sul, que passou, a Argentina com time misto ganhou da Grécia. Estou falando dos últimos resultados da noite daqui. Há uma dificuldade em acompanhar jogos simultâneos. Uma emissora, em língua inglesa, transmitiu o jogo da Argentina, onde eu estava por adesão sul-americana, e outro, em português de Angola, mostrou a partida da Coreia do Sul. Sem nenhuma transferência de informações. Era preciso zapear de tempos em tempos pela possibilidade de que houvesse gol.
Maradona estava feliz, saltitante, de gravata e barbicha bem aparada. Falta mesmo o jogo de Gana, um continente todo e a velha tradição do futebol europeu.
Francesas
Anelka voltou antes para casa, dispensado, responsabilizado e impedido de jogar. Foi o centro da crise francesa, a mais triste das crises até agora. À tarde, dando prosseguimento às quedas, a seleção, sem ele, mas não por isso, perdeu para a admirada África do Sul do Carlos Alberto Parreira, finalmente com um sorriso de lado a lado. E até antes do jogo. E assim a França toda volta antes para casa, a primeira grande notícia triste dessa Copa. Por menos que se dê, o crédito à tradição da França nunca foi negado.
Dignidade
Parreira continuava sorridente na entrevista coletiva e, além de autenticar suas grandes satisfações profissionais — é o técnico que mais dirigiu seleções em Copa do Mundo, um título invejável —, está encerrando o ciclo, agora só volta para o Brasil e, como prova, mandou beijos para a neta.
A África do Sul não foi além do que poderia se o mundo convergisse para o Soccer City como um deslumbramento. Mas empatou na estreia com o México, foi uma façanha, daí perdeu para o Uruguai, um dos melhores times da Copa, e ontem, em Bloemfontein, ganhou da França, iniciando com um 2 a 0 ainda no primeiro tempo. E perdeu gols, que talvez não a classificassem, mas lhe daria bem mais do que o cumprimento do técnico francês rejeitado à frente das TVs.
Reabilitação
Gana e Alemanha jogam esta noite aqui no Soccer City pela reabilitação. Os ganeses até mais porque o futebol africano (Camarões, Costa do Marfim, Nigéria, que perdeu a vaga para a Coreia do Sul) está fracassando e o impulso da África do Sul, anfitriã emocionada desta Copa, não foi suficiente. Gana tem quatro pontos, é sua vantagem. Resta a Argélia.
A Alemanha ganhou uma, na estreia encantando a todos com uma goleada, mas perdeu para a Sérvia e desmanchou todos os elogios em quase nada. Hoje é mesmo a chance da reabilitação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.