| 21/06/2010 10h28min
Com um segundo tempo arrasador, Portugal goleou a Coreia do Norte por 7 a 0, no Green Point, na Cidade do Cabo, nesta segunda-feira. Raul Meireles, Simão Sabrosa, Hugo Almeida, Tiago (duas vezes), Liedson e Cristiano Ronaldo fizeram os gols. Contra o Brasil, na próxima sexta, o time precisa de um empate para chegar às oitavas de final.
Após um primeiro tempo discreto, Cristiano Ronaldo teve ótima atuação na segunda etapa. Depois de muito tentar, conseguiu fazer o seu gol, ainda que em posição irregular. Ele não marcava pela seleção desde fevereiro de 2009. Hoje fez boas jogadas e deu vários chutes. Alguns deles não entraram por milagre, como se algo sobrenatural estivese impedisse o craque português de ir às redes. Até que, aos 41 do segundo tempo, ele recebeu em impedimento e venceu o goleiro Ri Myong Guk.
Foi a maior goleada da Copa do Mundo até agora, e provavelmente o será até o fim do Mundial. Marcou ainda a eliminação da Coreia do Norte, que enfrenta Costa do Marfim na última rodada. Curiosamente, foi a primeira partida que a população do país asiático assistiu ao vivo pela TV.
Primeiro tempo equilibrado
Ainda sem deslanchar, Portugal mostrou força no início. Com seu 4-3-3 disfarçado, Carlos Queiroz tirou Liedson do time para colocar Hugo Almeida no comando do ataque. Sem Deco, lesionado, escalou no meio-cam,po Pedro Mendes, Tiago e Raul Meireles, que seria o destaque do jogo. Armou jogadas e apareceu para concluir. Quando o time tinha a bola, Simão Sabrosa avançava como um autêntico ponta-direita. Cristiano Ronaldo, camisa vermelha com o número 7 às costas, lembrava os tempos de Manchester United ao fazer sua antiga função puxando da esquerda para o meio. Porém, sem a mesma contundência de quando foi escohido o melhor jogador do mundo.
Do outro lado, o técnico Kim Jong Hun escalou os mesmos 11 que começaram o jogo contra o Brasil, na estreia. Jogou de forma igualmente defensiva, portanto. Desta forma, suportou a pressão inicial portuguesa. Cristiano Ronaldo chutou de fora da área, e o goleiro defendeu. Pedro Mendes bateu por cima do gol. Ricardo Carvalho cabeceou na trave.
Depois, surpreendentemente, a Coreia equilibrou o jogo. Marcando forte no meio-campo, chegou ao ataque com Yong Jo, que cabeceou por cima, Yong Hak, que chutou forte, para fora, e Tae Se, que avançou com liberdade, mas não conseguiu dominar para concluir.
A saída encontrada por Portugal foi a infiltração dos meio-campistas no ataque. Foi assim que Raul Meireles apareceu de surpresa, dentro da área, para receber lançamento genial de Tiago e concluir de primeira, forte, para o fundo da rede. Foi um belo gol, aos 28 minutos. Em seguida, Raul Meireles apareceu de novo, mas chutou para fora.
Com chuva, o jogo ficou brigado no final do primeiro tempo. Portugal ainda teve boa chance, quando a bola cruzou a frente do gol norte-coreano, mas Hugo Almeida não conseguiu concluir.
Empolgação custou caro
Talvez animada pelo placar magro na derrota contra o Brasil e pelo bom desempenho no primeiro tempo contra Portugal, a Coreia do Norte se abriu e tentou jogar. Aí foi um massacre. Na segunda etapa, a qualidade técnica fez a diferença. Três belas jogadas logo nos primeiros minutos destruíram a resistência norte-coreana e eliminaram a seleção asiática da Copa. Sempre com conclusão de primeira.
Aos oito, Raul Meireles tabelou com Hugo Almeida e deu um passe magistral para Simão que tocou por baixo do goleiro. Aos 11, Portugal chegou novamente em velocidade. Lançamento para Fábio Coentrão, que cruzou para Hugo Almeida marcar um gol clássico de cenotravante, de cabeça, deslocando o goleiro. Três minutos depois, a avalanche continuou. Cristiano Ronaldo, desta vez pela direita, cruzou na medida para Tiago completar com estilo.
Gol do alívio
A supremacia de Portugal continuou. Jogando muito pelos lados, envolvia completamente os norte-coreanos. Louco para marcar o seu, Cristiano Ronaldo tentou diversas vezes. De pé esquerdo ou de pé direito. Entrando por um lado do campo ou por outro. A Jabulani teimava em não entrar O lance mais incrível foi aos 16 minutos do segundo tempo, quando mandou um chutaço indefensável, mas no travessão.
Enquanto o craque do Real Madrid tentava, seus companheiros iam marcando. Ainda teve tempo para um gol brasileiro. Liedson, nascido no interior da Bahia, entrou no lugar de Hugo Almeida aos 32 minutos e ainda conseguiu participar de três gols. Aos 36, ele ampliou, aproveitando falha da zaga e chutando forte, à queima-roupa. 5 a 0.
A vez de Cristiano Ronaldo chegou aos 41 minutos do segundo tempo. Depois de tentar de todos os jeitos, desta vez a chance caiu no colo dele. Liedson roubou a bola e Cristiano Ronaldo recebeu, impedido, mas a arbitragem nada marcou. Ele dividiu com o goleiro, a bola bateu na sua cabeça e se ofereceu novamente para o craque, que empurrou para a rede e nem comemorou. Saiu sorridente, caminhando.
Segundos depois, Liedson cruzou e Tiago, livre, cabeceou para marcar o sétimo gol e selar a maior goleada da Copa.
Copa do Mundo, segunda rodada | |
Local: Estádio Green Point, na Cidade do Cabo Data e hora: 21/06/2010, às 8h30min (de Brasília) Arbitragem: Pablo Pozo, auxiliado por Patrício Basualto e Francisco Mondría (trio do Chile) Gols: Raul Meireles, aos 29 do primeiro tempo. Simão, aos oito, Hugo Almeida, aos nove, Tiago, aos 12, e Liedson, aos 35, Cristiano Ronaldo, aos 42, Tiago, aos 44 do segundo tempo Cartões amarelos: Pedro Mendes e Hugo Almeida (Portugal); Pak Chol Jin e Yong Jo (Coreia do Norte) |
|
PORTUGAL (7) | COREIA DO NORTE (0) |
---|---|
Eduardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles (Miguel Veloso) e Tiago; Simão (Duda), Hugo Almeida (Liedson) e Cristiano Ronaldo | Myong Guk; Jong Hyok (Song Chol), Chol Jin, Nam Chol (Kum Il) e Kwang Chon; Jun Il, In Guk (Yong Jun), Yun Nam, Yong Jo e Yong Hak; Tae Se |
Técnico: Carlos Queiroz | Técnico: Kim Jong Hun |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.