Notícias

 | 23/05/2010 21h05min

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe A e prorroga imunização para todos os grupos

Crianças de 2 a 4 anos de idade e servidores públicos também poderão receber a vacina

Quem ainda não se vacinou contra a Influenza H1N1 tem mais uma chance. Além de todos os grupos anteriores (doentes crônicos, gestantes, jovens, crianças de seis meses a dois anos, adultos e idosos), servidores públicos e crianças de 2 a 4 anos de idade também poderão receber a vacina contra a gripe A até o dia 4 de junho.

É importante ressaltar que o novo grupo contemplado, de crianças entre 2 a e 4 anos, precisa de duas meias doses da vacina para completar a imunização. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas novamente aos postos para tomar a segunda meia dose.

Demais grupos

Quanto aos demais grupos, a prorrogação do período de vacinação tem como foco atingir principalmente o grupo de adultos entre 30 e 39 anos, já que o índice de vacinação ainda está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde.

Procura

A busca pela prevenção movimentou os postos da capital no sábado. Em frente ao Ticen (Terminal de Integração do Centro), foram vacinadas mais de 500 pessoas. Patrícia da Lapa Martins, técnica em enfermagem da Policlínica do Centro, informou que a procura pela vacina na unidade móvel foi grande.

— No trailer, a procura é maior por causa do acesso. As pessoas já passam e param - disse Patrícia.

A técnica conta que, na Unidade Móvel em frente ao Ticen, o período de maior procura é por volta do meio-dia, período de intervalo para os trabalhadores, e no final da tarde, quando todos estão saindo do serviço. Graças ao grande fluxo, o posto ultrapassou da meta de vacinados no período em que ficou instalado no calçadão.

Onde encontrar a vacina

Na Capital, os postos móveis não funcionarão mais. A vacina poderá ser encontrada em postos de saúde e policlínicas da cidade até 4 de junho.

Conforme dados do Ministério da Saúde, até a noite da última quinta-feira, já haviam sido vacinadas mais de 61 milhões de pessoas no país, o que representa cerca de 70% do público-alvo da campanha.

Confira o infográfico abaixo sobre a pandemia da gripe A no mundo: 

 

DIÁRIO CATARINENSE
Pena Filho / 

Na Capital, os postos móveis não funcionarão mais. A vacina poderá ser encontrada em postos de saúde e policlínicas da cidade até 4 de junho
Foto:  Pena Filho


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

22/05/2010 19h45min
Dia D de vacinação contra gripe A deve atingir expectativa da Secretaria de Saúde de Joinville
22/05/2010 05h
Em nova etapa do combate à gripe A, menores de 5 anos serão vacinados
21/05/2010 15h39min
Temporão diz que vacinação da nova gripe vai até 2 de junho
21/05/2010 13h22min
Ministério da Saúde alerta para o risco de falso resultado positivo de HIV após vacina H1N1
20/05/2010 17h39min
Vacinação contra a gripe A é ampliada em Santa Catarina
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.