Notícias

Geral  | 22/05/2010 05h00min

Em nova etapa do combate à gripe A, menores de 5 anos serão vacinados

A autorização foi anunciada ontem e passa a valer na segunda-feira. O período se estenderá até 2 de junho

Crianças com mais de dois anos e menos de cinco anos também poderão ser vacinadas em postos de saúde. A autorização foi anunciada ontem e passa a valer na segunda-feira. O período se estenderá até 2 de junho. No prazo, pessoas de 30 a 39 anos e gestantes que ainda não se vacinaram também devem procurar um posto de saúde.

Ao todo, há 9,6 milhões de crianças brasileiras na faixa de dois anos a menores de cinco anos. Este grupo será imunizado com duas meias doses da vacina. Vinte e um dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam tomar a segunda meia dose. Sem isso, a imunização não fica completa.

As crianças de dois anos até quatro anos e 11 meses, que começam a ser vacinadas na próxima segunda-feira, estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela gripe H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha.

– Compramos mais doses do que precisávamos para atingir os grupos determinados, para atender demandas que surgissem ao longo da campanha. Vamos usar essas vacinas para esse grupo, que é o mais vulnerável entre os que ficaram de fora – explicou o ministro.

O Ministério da Saúde recomendou também que os municípios reforcem a campanha de vacinação de pessoas pertencentes aos demais públicos-alvos que por não tenham se imunizado. Isso inclui doentes crônicos, crianças de seis meses (antes dessa idade, os especialistas não recomendam a imunização) e menores de dois anos e adultos de 20 a 29 anos. A vacina leva 14 dias para fazer efeito. Os idosos que não se vacinaram contra a gripe comum também poderão ser imunizados até o dia 2.

Até as 18h desta quinta-feira, já haviam sido vacinadas mais de 61 milhões de pessoas – 70% do público-alvo da campanha.

POSTOS FECHADOS

Não há uma orientação da Secretaria Estadual da Saúde para a abertura dos postos hoje. Mas cada município tem autonomia para decidir pela abertura ou não. Em Porto Alegre, as unidades de saúde estarão fechadas.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.