Notícias

 | 20/05/2010 17h39min

Vacinação contra a gripe A é ampliada em Santa Catarina

Campanha só vai terminar quando a meta de imunizar 2,8 milhões de pessoas for alcançada

Cristina Vieira  |  cristina.vieira@diario.com.br

A Secretaria de Estado da Saúde ampliou na quarta-feira o grupo que pode ser vacinado contra a gripe A (H1N1), gratuitamente, em postos de saúde. Crianças de dois a quatro anos e educadores entraram na lista. Agora também não há mais data para o término da campanha de vacinação.

Se até quarta-feira o calendário terminava no próximo sábado, agora, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Luis Antônio Silva, afirmou que o prazo foi estendido por tempo indeterminado até que a meta de 2,8 milhões de pessoas, pertencentes aos grupos de risco, seja atingida.

A expectativa é ter todos vacinados antes do início do inverno, em junho. A partir da semana que vem, começa a imunização dos novos grupos. Mas os anteriores, que incluem gestantes, trabalhadores da saúde, crianças menores de dois anos, adultos com idade entre 20 e 39 anos, indígenas e doentes crônicos, podem procurar os postos para se vacinar.

Essa semana, a campanha se concentra em adultos com idade entre 30 e 39 anos. Até agora, 43% desta faixa etária foi vacinada.

Na quarta-feira, a cabeleireira Ludyana Bastos da Silva, 37 anos, procurou a tenda montada no calçadão, entre o Mercado Público e o Terminal Central de ônibus (Ticen), para se vacinar. Em menos de um minuto, recebeu a picada:

— Foi uma ótima ideia montar a tenda no Centro. É um lugar por onde todos passam, perto do trabalho — afirma a cabeleireira.

O posto é um dos que mais vacinaram na Capital. Todos os dias, de 800 a mil pessoas são imunizados no local. A tenda foi montada especificamente para vacinar contra a gripe A.

Por conta da ampliação da campanha, neste sábado não haverá Dia D. Assim com os menores de dois anos, crianças de dois a quatro anos também vão precisar da segunda dose da vacina. Neste caso, ela será dada rigorosamente 21 dias depois da primeira dose, segundo o diretor da Vigilância Epidemiológica.

A decisão por ampliar a campanha foi tomada em parceria com o Ministério da Saúde. No Estado, 2,1 milhões de pessoas já foram imunizadas até quarta-feira.

Encontre Postos de Saúde no hagah:

Grande Florianópolis
Região de Joinville 
Litoral Catarinense

Novos grupos
Fonte: Ministério da Saúde
Crianças com idade entre 2 e 4 anos.

Policiais militares, bombeiros mediante a apresentação da carteira militar, com comprovação de estar exercendo atividaes nestas funções.

Professores e demais trabalhadores de creches e escolas do ensino fundamental e médio da rede pública (estadual e municipal) e da rede privada, mediante a apresentação da identificação profissional ou a comprovação de que exerce atividades na escola.

Pessoas albergadas em presídios em qualquer faixa etária.
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.