| 23/05/2010 15h12min
A grande estrela brasileira no GP Brasil de Atletismo não decepcionou os torcedores que foram ao Estádio João Havelange, o Engenhão, neste domingo. A saltadora Fabiana Murer ganhou a medalha de ouro na prova de salto com vara com a marca de 4,75m. Depois de confirmar a vitória, a atual campeã mundial indoor tentou saltar 4,85m, para superar seu recorde sul-americano (4,82), mas não teve sucesso nas três tentativas.
Fabiana também aproveitou o GP Brasil para testar uma nova tática para a realização dos seus saltos. Agora, a brasileira percorre os 36m da pista utilizando 18 passadas, ao contrário das 16 que dava até o ano passado. Após a prova, a atleta comemorou o desempenho.
– Foi ótimo. É a minha melhor marca da temporada em pista aberta. É prova de que o trabalho está dando certo. Gostei bastante dos primeiros saltos, achei que estava chegando muito bem. No fim, me senti um pouco cansada – disse Fabiana, em entrevista ao SporTV.
O projeto da brasileira é estar no melhor de sua forma no GP de Roma, em junho, válido pela Diamond League. Nesta prova, ela também estreará suas novas varas, maiores que as que usa atualmente.
– Vai dar certo. Vou insistir nisso. Eu treinei sem saber como me sairia. Estou bem feliz. Acho que em Roma já vou estar melhor. Quanto mais alto, melhor – afirmou.
Keila faz bonito e Jadel decepciona
Outra atleta do Brasil que fez sua parte e conseguiu a vitória foi Keila Costa, no salto em distância. Para a brasileira, melhor que a marca de 4,68m (a melhor dela no ano), foi o fato de não ter sentido a contusão no momento dos saltos.
– É a minha melhor marca pessoal do ano. E eu ainda não sabia se disputaria, só fui confirmar na quinta. Não quis forçar muito para não sentir dor. E fico feliz por ter conseguido.
Já a grande decepção para os brasileiros foi o terceiro lugar de Jadel Gregório no salto triplo masculino. O vencedor do Pan 2007 saltou 16,98m, enquanto o inglês Phillips Idowu marcou 17,48 e ficou com o ouro. O cubano Alexis Copello levou a prata, com 17,31.
Mais dois ouros para o Brasil
Na prova mais tradicional do atletismo brasileiro, os 800m masculino, o paulista Kleberson Davide confirmou as expectativas e venceu a prova no final. Ele chegou junto com o queniano Richard Kiplagat, mas ficou à frente por pouco: 1m44s71 contra 1m44s80s.
O país também apresentou uma aposta nas provas de velocidade. Nilson André ganhou a medalha de ouro na prova dos 200m masculino, com o tempo de 20s41. Ele superou o norte-americano Xavier Carter e o jamaicano Ainsley Waugh.
A primeira medalha do país na competição foi conquistada por Jailma de Lima, na prova dos 400m feminino. Ela ficou com o bronze, com o tempo de 52s70. Ana Cláudia Lemos conseguiu o mesmo resultado no 200m feminino, com o tempo de 23s07.
Os demais resultados mais importantes do Brasil foram:
3000m com obstáculos feminino - quarto lugar de Sabine Heitling
400m com barreira masculino - quarto lugar de Mahau Suguimati
Arremesso de peso feminino - quarto lugar de Geisa Arcanjo
100m feminino - quarto lugar de Ana Cláudia Lemos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.