| 18/08/2008 08h54min
Acabou o tabu. E com direito a goleada e espetáculo no Estádio de Xangai. Nesta segunda-feira, a seleção feminina brasileira venceu pela primeira vez em sua história a Alemanha, atual campeã mundial. A vitória de virada veio em grande estilo: 4 a 1, com gols de Formiga, Cristiane (2x) e Marta. Prinz abriu o placar para as alemãs.
Com a vitória sobre a Alemanha, as brasileiras garantem vaga na final da Olimpíada e pelo menos a medalha de prata, repetindo o resultado de Atenas-2004. Na grande decisão, o Brasil pega os Estados Unidos, que levou o ouro há quatro anos justamente contra as brasileiras. As norte-americanas golearam as japonesas por 4 a 2 nas semifinais. A grande final será na próxima quinta-feira, às 10h (de Brasília), no Estádio dos Trabalhadores, em Pequim.
O jogo
O Brasil começou nervoso, abusando dos erros. Mais tranqüilas em campo, as alemãs logo tomaram conta do jogo. Aos 8 minutos, a zaga brasileira errou em um recuo e Prinz apareceu livre na entrada da área. A atacante driblou a goleira Bárbara e abriu o placar.
O gol desestabilizou ainda mais o time brasileiro. Behringer quase ampliou, aos 12 e aos 17 minutos, em duas bobeiras da defesa brasileira. Aos poucos, contudo, o Brasil começou a equilibrar o jogo, arriscando de longe e pressionando a seleção alemã.
O empate brasileiro saiu aos 44. Cristiane, a melhor em campo, apareceu na esquerda e cruzou para o centro da área. Marta furou e a bola sobrou para Formiga. A meia brasileira bateu de primeira, mandando uma bomba no ângulo da goleira Angerer. Golaço! No minuto seguinte, Marta, que não havia aparecido no jogo, arriscou de longe e obrigou Angerer a salvar a Alemanha em uma grande defesa.
O Brasil voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto. Aos 4 minutos, Marta puxou contra-ataque brasileiro e tocou para Cristiane, livre, virar o placar. Quatro minutos mais tarde, novo contra-ataque e mais um gol. Marta invadiu a área e bateu no contrapé da goleira alemã.
A virada brasileira atordoou a Alemanha, que não conseguiu reagir. O restante do jogo foi todo do Brasil. Aos 30 minutos, Cristiane decretou a goleada, ao invadir a área e chutar sem chances para a goleira alemã. Franciele ainda teve a chance de fazer o quinto gol, mas desperdiçou na cara da goleira, após grande jogada de Marta.
Matéria atualizada às 11h54min
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.