| 09/01/2008 19h23min
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, pediu que os moradores de 52 cidades consideradas área de risco para o surgimento de casos de febre amarela no Estado procurem os postos de saúde para se vacinarem contra a doença. A declaração foi feita em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira, na Capital. Ele recomendou ainda que pessoas que pretendem viajar para esses locais ou para Estados também com risco de febre amarela recebam a imunização.
— A vacinação nesses 52 municípios vem sendo realizada periodicamente desde 2001, portanto, acreditamos que 80% da população já está imunizada. Porém, aqueles que ainda não se vacinaram devem procurar um posto de saúde — alertou o secretário.
A vacina está disponível para adultos e crianças a partir dos nove meses de idade e tem uma eficácia de 10 anos. Para as pessoas que pretendem viajar para áreas de risco, o medicamento deve ser tomado pelo menos 10 dias antes do deslocamento, tempo necessário para que faça efeito.
A febre amarela pode
ser transmitida pelos mosquitos Aedes haemagogus e Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. Como o haemagogus mantém o ciclo do vírus apenas em regiões silvestres, Terra indicou a importância de se combater o aegypti, que pode provocar casos de febre amarela em áreas urbanas.
— Toda a população deve trabalhar para reduzir os focos de Aedes aegypti não deixando água parada. Assim, além de reduzir o risco de febre amarela, combatemos a dengue — pediu, lembrando que os municípios gaúchos incluídos na lista de vacinação fazem parte da área de transição para a febre amarela, ou seja, área em que recentemente foram registrados casos da doença em animais.
Veja quais são eles: Alecrim, Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bossoroca, Caiçara, Campina das Missões, Cândido Godói, Crissiumal, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Doutor Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Garruchos, Horizontina, Iraí, Itacurubi, Jaguari, Jari, Mata, Nova
Candelária, Nova Esperança do Sul,
Novo Machado, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Planalto, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Roque Gonzales, Santiago, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Toropi, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.
Saiba mais sobre a doença na tabela abaixo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.