| hmin
As prévias do partido democrata nos Estados Unidos deram uma guinada nos últimos momentos. As pesquisas mostram que o vencedor de Iowa, senador John Kerry, passou à frente de ex-governador de Vermont Howard Dean em New Hampshire nos últimos dois dias, depois de ficar mais de 20 pontos percentuais atrás dele nos levantamentos eleitorais feitos no ano passado. Uma nova pesquisa Reuters/MSNBC/Zogby, feita ao longo de três dias, mostra que Kerry abriu uma ligeira vantagem sobre Dean e cresce a cada dia. Outras pesquisas mostraram que ele tem uma margem ainda menor de liderança.
A maioria dos sete democratas que disputam a indicação do partido à presidência minimizou os resultados das pesquisas na quinta, dia 22. Rouco e gripado, Dean mostrou em Lebanon, New Hampshire, que moderou o discurso que vinha fazendo em Iowa.
– Ainda não recuperei minha voz dos gritos em Iowa – disse ele, brincando, em uma reunião na prefeitura local.
Ele e sua mulher, Judy, que fez sua primeira aparição televisiva nesta campanha em Iowa no domingo, participarão de uma entrevista, também para TV, que será transmitida em horário nobre depois do debate de quinta-feira.
Kerry, que continua se apresentando como um candidato com experiência militar e diplomática, capaz de melhorar a situação da classe média, continua colhendo os frutos da vitória em Iowa. Assessores dizem que desde a noite de segunda-feira ele conseguiu arrecadar cerca de US$ 700 mil pela Internet. Até agora, a campanha em New Hampshire vem poupando Dean, que junto com o deputado Richard Gephardt foi o maior alvo em Iowa. Gephardt retirou a sua pré-candidatura depois de ficar em quarto lugar no primeiro Estado a realizar eleições primárias.
O general da reserva Wesley Clark, que preferiu não concorrer em Iowa e estava crescendo em New Hamphire até ser ultrapassado por Kerry, até agora vem evitando fazer críticas nominais a seus adversários, mas provavelmente terá de rever essa estratégia para impedir que o senador consiga mais um bom resultado.
As pesquisas mostram que ainda há muitos indecisos e um grande número de eleitores que podem mudar de opinião na reta final em New Hampshire.
– Há muitos eleitores pensando duas vezes nos candidatos nesta semana, e muitos sendo influenciados pelo que aconteceu em Iowa –disse Killion.
Os eleitores independentes (ou seja, que não são nem democratas nem republicanos, e que são maioria no Estado) podem participar da primária democrata e normalmente só se ligam na disputa na reta final, de acordo com o analista. O resultado do debate desta quinta em New Hampshire só poderá ser percebido nas próximas pesquisas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.