Notícias

 |  hmin

EUA anunciam anistia para mais de 500 prisioneiros iraquianos

Governo pretende aumentar para US$ 458 milhões os fundo para transição

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta, dia 7, anistia para centenas de prisioneiros no Iraque e quadruplicaram os fundos para a transição política no país. O poder deverá ser transferido para os iraquianos em junho.

Autoridades do Pentágono disseram que estão pensando em reestruturar a liderança militar no Iraque, com um general de quatro estrelas para coordenar assuntos de segurança, antes da transferência da autonomia para os iraquianos. Atualmente há um general de três estrelas no comando.

Em Bagdá, autoridades anunciaram que, como gesto de reconciliação, libertarão mais de 500 pessoas detidas por ameaça à segurança nos últimos oito meses.

– Em um gesto para dar estímulo àqueles iraquianos que desejam se reconciliar com seus compatriotas, a coalizão permitirá que alguns detidos voltem para suas casas e famílias – afirmou Paul Bremer, administrador norte-americano do Iraque.

A mudança na política, que acontece após a captura de Saddam Hussein no mês passado, ocorre em meio a protestos de iraquianos de que seus parentes foram presos sem motivo, ou somente por estarem no lugar errado na hora errada.

Estima-se que 9 mil pessoas estejam detidas por forças dos EUA no Iraque. Muitos outros foram brevemente detidos e libertados após Saddam ter sido destituído, em abril.

– Não é um programa para aqueles com sangue nas mãos. Nenhuma pessoa diretamente envolvida na morte ou em dano corporal sério a qualquer ser humano será libertada – ressaltou Bremer.

Na cidade de Kirkuk, norte do Iraque, foram disparados foguetes contra uma patrulha policial na noite dessa terça, dia 6, matando um homem e ferindo dois, segundo o chefe da polícia Abdul Rahamn Corhan. Também na terça, a polícia disparou contra ex-soldados que atiravam pedras exigindo seus salários na cidade de Basra. Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas.

O governo Bush também anunciou que aumentará para US$ 458 milhões o orçamento para programas de ajuda na reconstrução de um novo governo no Iraque, no desenvolvimento de partidos políticos e na preparação de eleições. Ao mesmo tempo, o governo disse que está cortando fundos de outros programas no país, como a proteção de testemunhas e treinamento de combate a incêndio.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.