Notícias

 |  hmin

Exército dos EUA entrega contrato à Halliburton no Iraque

O Exército dos Estados Unidos anunciou nesta terça, dia 6, que autorizou a Halliburton a importar petróleo do Kuwait para o Iraque através de um contrato sem licitação. A decisão foi tomada apesar de uma auditoria preliminar do Pentágono encontrar evidências de superfaturamento no combustível por parte da empresa, que já foi dirigida pelo vice-presidente Dick Cheney.

Ross Adkins, porta-voz do Corpo de Engenharia do Exército, disse que a autorização não está relacionada à auditoria do Pentágono sobre os negócios da Halliburton. Adkins disse que a medida foi tomada porque o Iraque precisa desesperadamente de combustível.

O chefe do Corpo de Engenharia, general Robert Flowers, assinou a autorização em 19 de dezembro, onde isenta a Kellogg Brown and Root (KBR), subsidiária da Halliburton, de apresentar ''custos e dados de preços'' relativos à importação de milhões de litros de combustível de um fornecedor kuwaitiano.

– Isso não tem a ver com a auditoria preliminar e deve ser visto como uma questão à parte – disse Adkins, comentando reportagem do Wall Street Journal segundo a qual, com essa decisão, a Halliburton estava sendo inocentada das suspeitas de superfaturamento.

O Journal disse que Flower tomou sua decisão depois que oficiais de baixa patente envolvidos na investigação concluíram que a KBR apresentou dados comprovando que havia comprado petróleo para o Iraque ``a um preço justo e razoável.''

Levar combustível para o Iraque é uma missão que vem se revelando difícil e às vezes constrangedora para a Halliburton. Muitos críticos, especialmente políticos democratas, dizem que a empresa só está participando do negócio por causa de suas boas relações políticas. Na semana passada, os militares disseram que o Centro de Apoio Energético da Defesa assumiria a tarefa de levar combustível para o Iraque assim que tivesse novos contratos disponíveis.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.