Esportes | 29/10/2010 18h11min
Siga informações do Grêmio no Twitter
Na virada da temporada 2009 para a de 2010, o Grêmio foi atrás de jogadores de qualidade para firmar contratos mais longos. Douglas foi um dos alvos da direção gremista. Os dirigentes conseguiram contratar o meia, que estava nos Emirados Árabes, e assinou até o final de 2012. Hoje, depois de enfrentar um período de turbulência, o camisa 10, que por vezes usa a braçadeira de capitão da equipe, recuperou o bom futebol e chegou à Seleção Brasileira.
Nesta sexta pela manhã, o técnico Mano Menezes anunciou os jogadores convocados para o amistoso contra a Argentina, no dia 17 de novembro. Uma das novidades da lista foi Douglas, que já estava na expectativa para ser chamado. O jogador soma 50 jogos pelo Grêmio, contando a derrota para o Fluminense nesta última quinta, pelo Brasileirão, e tem um retrospecto de 28 vitórias, 15 derrotas e sete empates entre as vezes que entrou em campo com a tricolor.
– É 100% do Grêmio o passe dele. Foi um jogador em quem apostamos quando ainda estava nos Emirados. Eu levei até o Meira (ex-assessor de futebol), na ocasião, e ele comprou a ideia. A gente fica muito feliz em ver ele convocado – declarou o diretor de futebol Alberto Guerra.
Jogadores festejam com Douglas a convocação do meia
Foto: Divulgação, Grêmio
A função de Douglas é armar jogadas para os companheiros de ataque. O que não impede que ele também faça seus gols. O meia anotou cinco pelo Grêmio. Dois contra o Fluminense, no jogo de ida pela Copa do Brasil. Um contra o Atlético-GO, outro contra o Corinthians e mais um contra o Flamengo, no Brasileirão.
A recuperação de Douglas
Douglas foi apresentado no dia 26 de janeiro, dizendo que se sentia bem vestindo o número 10, e trazendo na bagagem as boas atuações pelo Corinthians, entre 2008 e 2009. Porém, ele passou cerca de seis meses nos Emirados Árabes e chegou ao Olímpico precisando recuperar um pouco a forma física e o ritmo.
Começou a jogar, estreando dia 7 de fevereiro, na goleada por 5 a 1 sobre a Universidade, no Gauchão, mas desfalcou a equipe em alguns jogos por causa de lesões. Dores no púbis, dores lombares, coisas leves, mas que atrapalharam a sequência do jogador.
Ele enfrentou um período complicado de críticas e vaias dos torcedores, que foi combinada com a má fase que o Grêmio passou, principalmente no período logo após a parada para a Copa do Mundo. O time foi parar na zona de rebaixamento. Até que o clube resolveu fazer mudanças. Uma delas foi a saída do técnico Silas e a chegada de Renato.
Renato contribuiu para a recuperação de Douglas. O treinador chegou ao clube dizendo que, no time dele, "craque não marca, joga". E foi assim que o camisa 10 voltou a crescer.
– Não podemos esconder as qualidades do Douglas. Hoje em dia todo mundo está elogiando, e eu fico feliz. Já conhecia ele antes de ele chegar ao Grêmio. Ele deu a volta por cima e está de parabéns. É um jogador diferenciado. Se for pegar a maioria dos times no Brasil, não tem um jogador desse tipo – elogiou Renato em entrevista coletiva no Olímpico, no último dia 22 de outubro.
Foto: Ricardo Duarte
Os números de Douglas no Grêmio:
5 gols
50 jogos no total
24 pelo Brasileirão
2 pela Sul-Americana
1 amistoso
9 pela Copa do Brasil
12 pelo Gauchão
2 pela Copa da Hora
Retrospecto:
Vitórias: 28
Derrotas: 15
Empates: 7
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.