| 14/06/2010 12h52min
O Japão não se intimidou diante da equipe da estrela Samuel Eto'o e derrotou Camarões por 1 a 0 nesta segunda, no Free State, em Bloemfontein, na estreia das equipes da Copa do Mundo. Honda marcou o gol dos asiáticos no final do primeiro tempo. Essa foi a primeira vez que os japoneses estrearam com vitória em um Mundial.
Interaja com o conteúdo de Copa no Facebook do clicEsportes
Os asiáticos tinham como objetivo pressionar a saída de bola da equipe africana, que não contava com Eto'o na posição de centroavante. O jogador, como aconteceu durante boa parte da temporada pela Inter de Milão, atuou pela meia-direita, longe da grande área.
Coube a Webo ser a referência do ataque camaronês na primeira etapa. A seleção africana começou a partida insistindo nas jogadas pelo meio-campo e na busca pela tabela com o seu atacante. Porém, ele não teve muitas chances contra a marcação dupla de Nakazawa e Tanaka.
Já o adversário, em uma dia sem muita inspiração de Honda e Hasebe, procurava atacar pelo lado direito, com Matsui. Aliás, foi em um cruzamento dele, aos 16 minutos, que o Japão ameaçou o gol de Hamidou. Fora isso, muita marcação e pouca criatividade.
A seleção de Camarões, sem espaço para jogar, melhorou somente a partir dos 32 minutos, com a maior participação de Eto'o. Aos 37, veio o primeio chute do time africano, com Enoh. Mas ficou nisso.
O Japão, de tanto insistir nos cruzamentos pela direita, foi recompensado. No minuto seguinte, Matsui lançou por aquele lado, a bola atravessou a área, até chegar nos pés de Honda. Dentro da pequena área, ficou fácil. Ele dominou e bateu de canhota, abrindo o placar para a seleção asiática.
Segundo tempo
Perdendo o jogo, Camarões retornou para a etapa complementar com outra postura. Logo aos três minutos, Eto'o fez bela jogada pela direita e rolou para Choupo-Moting, que chutou por cima da meta rival. A equipe africana continou pressionando, apertando a saída de bola adversária. O problema era na organização ofensiva, que não funcionava.
O Japão sentiu o ímpeto do adversário e recuou. A linha de quatro no meio-campo da primeira etapa virou uma de cinco, com a inclusão de Abe, e se aproximou dos defensores. O técnico Takeshi Okada optava pela retranca.
Na etapa final, a seleção africana tinha vontade, mas faltava organização e qualidade. Eto'o prosseguiu preso no lado direito, pouco fez. Aos 36, foi a vez da equipe japonesa ameaçar. Hasebe arriscou de longe, e Hamidou espalmou. No rebote, Okazaki acertou a trave, mas o lance já não valia mais, por conta da marcação de impedimento.
Os camaroneses mostraram seu potencial aos 40 minutos, em chute de longe de Mbia. Talvez a melhor chance da equipe. Mas o empate não veio. A bola explodiu na trave de Kawashima.
LANCEPRESSJAPÃO (1) | CAMARÕES (0) |
---|---|
Kawashima; Nagatomo, Nakazawa, Tanaka e Komano; Abe; Matsui (Okazaki) , Honda, Hasebe (Inamoto) e Endo; Ukubo (Yano). | Hamidou; Mbia, Bassong, N%27Koulou e Assou-Ekotto; Makoun (Geremi), Enoh e Matip (Emana); Choupo-Moting (Idrissou) e Eto%27o; Webo. |
Técnico: Takeshi Okada | Técnico: Paul Le Guen |
Copa do Mundo - Grupo E - 14/06/2010. Local: Estádio Free State, em Bloemfontein. Árbitro: Olegario Benquerença, auxiliado por Bertino Miranda e José Manuel Silva Cardinal (trio de Portugal). Gol: Honda (J) aos 38 minutos do primeiro tempo. Cartões Amarelos: N%27Koulou (C) e Abe (J). |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.