| 04/04/2010 15h19min
O Universo/BRB/Financeira Brasília venceu o Flamengo por 90 a 83 e ficou com o primeiro lugar da fase classificatória do NBB. O time da capital do país encerrou a temporada regular com 21 vitórias em 26 jogos, um resultado positivo a mais que a equipe carioca. O ala/pivô Guilherme Giovanonni foi o principal nome do jogo, com um duplo-duplo de 27 pontos e 10 rebotes. O ala Alex também foi destaque, com 25 pontos.
Jogando em casa, o time de Brasília começou forte e abriu uma boa vantagem de 11 pontos no final do primeiro quarto. No entanto, o Flamengo apertou a marcação e conseguiu alguns contra-ataques que permitiram com que eles se recuperassem no jogo e terminassem o primeiro tempo na frente (40 a 39). Depois do intervalo, o Universo voltou melhor e, logo, recuperou a vantagem no jogo. Liderados pelo ala Alex e o ala/pivô Guilherme Giovanonni, que marcaram 25 dos 31 pontos da equipe no terceiro quarto, o time de Brasília abriu 17 pontos no placar. A situação ficou complicada para o
Flamengo, que
ainda perdeu no fim do período o ala Marcelinho com a quinta falta. O jogador foi o cestinha do time com 21 pontos, atuando apenas 19 minutos.
Mesmo sem Marcelinho, o Flamengo tentou encostar no placar no último quarto. A equipe carioca chegou a ficar apenas seis pontos atrás. Mas o Universo, jogando muito forte defensivamente, não permitiu a virada.
— O Flamengo jogou muito bem e veio para vencer essa partida. Nós fizemos uma boa defesa e conseguimos a vitória. Agora, temos a vantagem de decidirmos todos os confrontos dos playoffs em casa — afirmou Alex.
Com o fim da fase de classificação do NBB foram definidos os oito clubes que disputarão as oitavas de final. Depois da derrota dentro de casa na rodada passada, o Ciser/Araldite/Univille Joinville se recuperou neste domingo com uma vitória sobre o Vila Velha Cetaf/Garoto/UVV por 73 a 65. Destaques para o ala/armador André, cestinha do time com 20 pontos, e para o ala Audrei, que colaborou com 14
pontos. No Cetaf, o armador Stevens
também anotou 20 pontos. As duas equipes se enfrentarão novamente nos playoffs, já que o Joinville se manteve na quinta colocação e o Vila Velha é o 12º.
Na sexta posição no NBB ficou o Pinheiros/SKY, que definiu sua colocação ao vencer o GRSA/Itabom/Bauru, por 96 a 87, na prorrogação. O ala norte-americano Shamell foi o cestinha com 36 pontos e contou com a colaboração dos duplos-duplos dos pivôs Olivinha e Morro. O primeiro anotou 20 pontos e pegou 12 rebotes e o segundo, 13 pontos e 11 rebotes. Pelo lado do Bauru, o armador Larry foi o destaque, pois ficou a apenas um rebote de um triplo-duplo. O jogador anotou 13 pontos, nove rebotes e 10 assistências.
O Pinheiros enfrentará o rival Paulistano/Amil, que nesta rodada, foi superado pelo Assis Basket, por 87 a 81, fora de casa. Os norte-americanos do Assis foram responsáveis por 69 dos 87 pontos da equipe, o equivalente a 79%. O ala Parker foi o cestinha com 31 pontos, seguido do armador Borders, 25, e o ala Thomas,
13. O ala do Paulistano,
Paulinho Boracini, também foi destaque com 31 pontos. Com esse resultado, o Assis ocupou a nona colocação e será adversário do oitavo colocado, o Bauru.
Fechando as disputas dos playoffs, o São José/Unimed/Vinac conseguiu terminar a fase de classificação em sétimo ao vencer o Pitágoras/Minas, por 85 a 74. O ala/pivô Wanderson anotou 20 pontos e o ala Fabrício teve um duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes. Mas, o principal destaque foi do time adversário, o pivô Murilo marcou 23 pontos e ainda 12 rebotes. O São José enfrenta nos playoffs o Palmeiras/Lupo/Araraquara, 10º colocado. Com a derrota, o Minas perdeu a terceira colocação para o Vivo/Franca, que possui a mesma campanha no campeonato (17 vitórias e nove derrotas), mas leva vantagem no confronto direto, pois venceu as duas partidas na fase de classificação.
Encerrando a participação nesta temporada do NBB, o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina levou a melhor sobre o Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha da Gama, com
uma vitória por 99 a 83.
Em um jogo bastante equilibrado, o time do técnico Ênio Vecchi contou com o grande volume de jogo do ala Guilherme Filipin, que marcou 23 pontos e foi o cestinha do embate junto com o ala/pivô cubano Amiel Vega, do Saldanha, que, além dos 23 pontos, pegou sete rebotes. As duas equipes encerram suas participações no NBB na penúltima e última colocações. O Londrina ficou com oito vitórias em 26 partidas e o Saldanha com seis.
Playoffs do NBB
Joinville (5º) x Vila Velha/Cetaf (12º)
Pinheiros (6º) x Paulistano (11º)
São José (7º) x Palmeiras/Araraquara (10º)
Bauru (8º) x Assis (9º)
• Brasília, Flamengo, Franca e Minas já estão nas quartas
• Londrina e Saldanha são os únicos times eliminados
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.