Notícias

 | 15/09/2009 21h32min

Figueirense perde para o Guarani em briga direta pelo G-4

Resultado mantém time catarinense na sétima posição, com 36 pontos

Felipe Albertoni  |  felipe.albertoni@rbsonline.com.br

O Figueirense tentou, mas não conseguiu bater o Guarani na noite desta terça-feira, dia 15, em partida movimentada e cheia de gols no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. A vitória por 3 a 2 mantém o Guarani na vice-liderança da Série B, com 46 pontos, três atrás do Vasco. Já o time catarinense continua na sétima colocação, com 36 pontos.

>>> Veja os gols no site da RBS TV

Na próxima rodada, o Figueirense encara o Atlético-GO, outro postulante a uma vaga na Série A 2010, às 21h, de sexta-feira, dia 18, no Estádio Orlando Scarpelli. O Guarani vai ao Rio de Janeiro fazer o duelo dos líderes contra o Vasco, no sábado, dia 19, às 16h10min.

O jogo

O time da casa saiu na frente logo com dois minutos de jogo, em escanteio cobrado por Fabinho que Schwenck desviou contra as próprias redes. O gol relâmpago deu moral para o Bugre, que chegava com facilidade ao gol alvinegro na base do toque de bola. Walter Minhoca e Fabinho se destacaram na armação de jogadas.

Aos 11 minutos, uma boa triangulação do ataque alviverde deixou Maranhão na cara de Wilson, mas o lateral chutou por cima. Aos 19, nova troca de passes acabou nos pés de Fabinho, que foi pra cima de Toninho e chutou com perigo, por cima do gol. Com 20 minutos de jogo o Figueira ainda não havia dado sequer um chute a gol.

Lucas marca para empatar

Na primeira vez em que chegaram ao ataque, aos 22, os catarinenses empataram. Schwenck tabelou com Fernandes e serviu Lucas, que invadiu a área e tocou com categoria por cima de Douglas na saída do goleiro: 1 a 1 no placar. O gol acordou o time alvinegro, que passou a dominar o jogo.

Aos 35 minutos, Egídio foi lançado na esquerda e cruzou na primeira trave para Schwenck, que desviou para fora. O ala fez outra boa jogada aos 39, rolando na entrada da área para Fernandes, que errou feio o chute e "furou" a bola. E o time quase virou aos 43, quando Lucas invadiu pela esquerda após enfiada de Fernandes, chutou de canhota e a bola desviou na defesa do Guarani, saindo a centímetros da trave esquerda.

Alvinegro volta dormindo do intervalo

Márcio Araújo promoveu a estreia do atacante Jean Coral na volta para o segundo tempo, tirando o volante Diego Paulista. A substituição ofensiva acabou não ajudando o time: logo aos nove minutos, Fabinho cobrou falta na área, e Márcio Alemão cabeceou para linda defesa de Wilson, mas, no rebote, Luciano Santos completou livre de marcação: 2 a 1 para o time campineiro.

Cinco minutos mais tarde veio o lance que definiu a partida. Maranhão arrancou do meio-de-campo em contra-ataque veloz, invadiu a área e foi derrubado por Carlinhos, que vinha na perseguição. Pênalti que Ricardo Xavier cobrou bem, no canto direito, deslocando Wilson.

O placar de 3 a 1 desanimou o Figueirense, que ainda perdeu Lucas, contundido, aos 25. Um minuto depois, Fernandes arriscou em belo chute de fora da área e carimbou a trave direita de Douglas. O Guarani respondeu com Fabinho, que fez fila na defesa alvinegra, mas foi travado por Toninho na hora do chute.

Figueira pressiona e diminui no final

O técnico do Guarani, Vadão, promoveu aos 33 minutos três alterações de uma só vez, tirando Léo Mineiro, Fabinho e Ricardo Xavier para as entradas de Nunes, Mario Lúcio e Nei Paraíba. A mudança drástica desarrumou os paulistanos, que passaram a ser pressionados. E acabaram sendo castigados aos 42: Egídio bateu escanteio, Nei Paraíba desviou errado, e a bola sobrou para Roger Carvalho completar: 3 a 2.

Mas era tarde demais. O resultado impulsiona a campanha do Guarani, candidatíssimo a uma das quatro vagas para a Série A do ano que vem. Ao Figueirense resta se recuperar contra o Atlético-GO, em mais uma partida da terrível sequência de jogos contra os principais concorrentes a um posto no G-4.

Ficha técnica 

Guarani (3)

Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão, Eduardo; Cléber Goiano, Luciano Santos, Léo Mineiro (Nunes), Walter Minhoca; Fabinho (Mário Lúcio) e Ricardo Xavier (Nei Paraíba).
Técnico: Vadão
 
Figueirense (2)

Wilson; Toninho, Roger Carvalho, Edson; Lucas (Alê), Carlinhos, Diego Paulista (Jean Coral), Paulinho, Fernandes, Egídio; Schwenck (Marcelo).
Técnico: Márcio Araújo
 
Gols: Schwenck (contra), aos dois minutos, Lucas (FIG), aos 22 minutos do primeiro tempo. Luciano Santos (GUA), aos nove minutos, Ricardo Xavier (GUA), aos 15 minutos, e Roger Carvalho (FIG), aos 42 minutos do segundo tempo.
 
Cartões Amarelos: Fabinho e Dairo (GUA). Roger Carvalho, Lucas, Egídio e Jean Coral (FIG).
 
Público: 5.912.

Renda: R$ 69.879,00
 
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Hilton Moutinho Rodrigues e Francisco Pereira de Sousa (trio do RJ)
 
Local: Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP)

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.