| 30/08/2009 17h03min
Uma semana após a pancadaria em um amistoso, onde até as cadeiras voaram, Uruguai e México se enfrentaram neste domingo, desta vez para valer, na última rodada da primeira fase da Copa América. Na bola, a Celeste venceu por magros 54 a 49 e ficou muito perto de avançar à fase seguinte em segundo lugar no grupo A, atrás apenas de Porto Rico.
Mauricio Aguiar comandou o ataque do Uruguai com 15 pontos, mas o grande nome da partida foi o pivô Esteban Batista, com 13 pontos e 17 rebotes. Pelo México, o destaque foi Alfonso Aguirre, com 12 pontos e 11 rebotes.
Na véspera do embate, os jogadores das duas seleções já tinham avisado que, desta vez, a violência não entraria em quadra. Após a execução dos hinos, o uruguaio Martín Osimani, um dos pivôs da briga no domingo passado, abriu o sorriso e foi cumprimentar os mexicanos.
Garantida a paz, o México travou uma batalha digna no plano esportivo. Apesar de ter feito apenas 10 pontos no primeiro quarto, a equipe reagiu no segundo e foi para o intervalo vencendo por 29 a 26.
No terceiro período, contudo, veio a pane. O Uruguai vencia por 18 a 2 até os últimos segundos antes do intervalo, quando os mexicanos fizeram mais uma cesta. A parcial de 18 a 4 praticamente decidiu o jogo a favor da Celeste.
Nos últimos 10 minutos, o México ainda acordou e chegou a cortar a diferença para três pontos. O pivô Horacio Llamas chutou de três a 40 segundos do fim para empatar, mas errou o alvo. Com um lance livre convertido por Batista, os uruguaios garantiram o triunfo.
As informações são do site Globoesporte.com.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.