Notícias

Geral  | 01/08/2009 14h16min

Governo gaúcho investigará médicos por prescrição de Tamiflu

Secretário pretende discutir com o Cremers casos em que o remédio é aplicado fora do protocolo

Thaís Sardá  |  thais.sarda@zerohora.com.br

O secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, afirmou neste sábado que pretende investigar quais médicos dos quatro hospitais de Passo Fundo estariam prescrevendo Tamiflu sem necessidade aos pacientes de gripe A. Conforme informações publicadas na edição de sábado de Zero Hora, médicos do município estão divididos quanto a seguir ou não o protocolo do Ministério da Saúde.

A regra nacional, conforme Terra, é prescrever apenas em casos graves ou para pessoas que fazem parte de grupos de risco — como gestantes e idosos. Ele afirma, contudo, que ao sinal de uma alteração pulmonar, o paciente está apto a receber a medicação, o que não configuraria uma quebra da orientação.

— O protocolo é um consenso entre especialistas da área e precisa ser cumprido rigorosamente, principalmente em casos de epidemia, para não virar uma bagunça — afirma Terra.

O secretário teme, ainda, que o remédio seja utilizado de forma indiscriminada ou para uso preventivo — o que a própria bula do Tamiflu explica ser ineficaz. A princípio, informações foram requeridas junto ao hospitais de Passo Fundo. Em um segundo momento, se for comprovado o uso incorreto do medicamento, os casos serão discutidos junto ao Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers).

Saiba mais sobre a nova gripe e
como se prevenir no site especial

Comentários

Frederico  - 

Denuncie este comentário02/08/2009 22:16

O tamiflu não foi feito somente para o Virus a , foi criado para virus da Influenza, então porque não dar logo para todo mundo.Se o governo desse vacina da gripe para todos, agora , ninguem ficaria na duvida, pois saberia se tivesse gripe não era comum. Pago 35,00 reais na clinica para tomar vacina para gripe, acho que o governo não gastaria 5,00 reais por vacina. seria mais lógico, não acham ?


ELIM

Denuncie este comentário01/08/2009 23:41

Só falta essa! por a culpa nos médicos que estão agindo de forma correta administrado o medicamento enquato é possível ter uma resposta adequada,a incompetência é do governo que não se preparou para a situação, favor verificar o site da Roche, onde estão todos as informações sobre como utilizar o Tamiflu,e CDC

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.