Notícias

Geral  | 31/07/2009 22h05min

Locais de grande circulação implantam medidas para o combate à gripe A em Porto Alegre

Prédios públicos estão limitando o número de pessoas dentro dos elevadores, shoppings estão oferecendo álcool gel ao público

Aline Custódio  |  aline.custodio@diariogaucho.com.br

Como tentativa de evitar a proliferação do vírus da gripe A, locais com grande circulação diária de público estão começando a implantar medidas especiais. No Foro Central, em Porto Alegre, a capacidade de transporte dos elevadores foi limitada pela metade. Agora, apenas quatro pessoas podem circular juntas dentro do mesmo elevador.

Para orientar funcionários e passageiros sobre os sintomas da doença, a Carris distribuiu cartazes nos ônibus. As orientações também estão circulando no canal de tevê interno dos veículos.

Trem e shopping adotaram medidas

Desde a semana passada, os quatro funcionários da limpeza do trensurb acrescentaram às vassouras e pás um tubo de álcool gel para limpar os pega-mãos e assentos antes de cada nova viagem.

Por dia, circulam cerca de 170 mil passageiros pelas estações. Com a adoção desta medida, Terezinha Justimiano, 41 anos, e Zaira Rodrigues de Deus, 27 anos, gastam o dobro de tempo para a limpeza de dois vagões por viagem.

No Shopping Praia de Belas, foi adicionado gel antisséptico especial ao sabonete líquido oferecido junto às pias dos banheiros e no fraldário. Trata-se do mesmo produto utilizado para a assepsia em hospitais. Também foi reforçada a higienização dos elevadores e do ar-condicionado.

Funcionários aprovam medida

A funcionária pública aposentada Noemi Santos, 71 anos, aprovou a decisão do local.

— Me previno todos os anos, tomando a vacina contra a gripe. A medida do shopping é boa, já que lavar as mãos é primordial em qualquer situação, e não só para evitar esta doença — disse.

A partir da próxima semana, o Shopping Total também estará disponibilizando gel antisséptico para a higienização dos clientes. Dois suportes serão instalados perto dos elevadores que dão acesso à praça de alimentação, tanto no primeiro quanto no segundo piso. A utilização do gel será gratuita.

Waleska carrega gel na bolsa

De olho nas prevenções, há dois meses a recepcionista de hotel Waleska Martins, 20 anos, carrega o gel antisséptico na bolsa. A medida foi incentivada pelo aumento de casos da gripe A pelo mundo.

— Todos os dias lido com dinheiro e tenho contato com pessoas de várias partes. Então, resolvi me prevenir. Nos ônibus, também ando sempre com as janelas abertas — garante.

> Saiba mais sobre a nova gripe e
como se prevenir no site especial

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.