Geral | 29/07/2009 03h35min
Leandra Hollerweger, quatro anos, trocou o convívio com os colegas do Jardim A2, no Colégio Coração de Maria, em Esteio, pelo computador na sala de casa, ontem à tarde.
Ela é um dos 610 alunos que ficaram sem aula porque a escola, cumprindo recomendação do município, prorrogou férias até a sexta-feira para reduzir riscos de contágio da gripe A. Escolas da Rede Bom Jesus também decidiram ampliar o recesso. A medida repercute na vida social de pais, alunos e familiares.
Desde segunda-feira, Leandra passa as tardes brincando com quebra-cabeças, jogando no computador ou vendo TV. Para matar as saudades, recebe colegas em casa.
– É uma pena, porque ela adora ir à escola – lamenta Andressa Fabiana Godoy Hollerweger, 33 anos, mãe de Leandra.
Para a professora, as férias indesejadas são uma forma de reduzir os riscos de contágio na escola, onde as crianças permanecem em salas de aula cheias e fechadas.
– Acho que foi
necessário. Mas para as crianças é ruim, porque ficam muito
tempo sem aula – diz Andressa.
O prolongamento das férias desagradou à secretária aposentada Sonia Longo. Mãe de Eduardo, aluno da 5ª série do Ensino Fundamental do Colégio Bom Jesus Sévigné, Sonia acredita que as crianças acabarão se expondo aos riscos de contágio de outra forma.
– Nós os levaremos ao shopping ou aos cinemas, que são ambientes fechados. Não tem como uma criança ficar fechada em casa. Adiar o início das aulas em função disso é errado. – diz.
Mãe de Renan, também aluno da 5ª série, a auditora Valquiria Alves precisou mobilizar parentes próximos:
– Hoje ele ficou na casa de uma tia – contouValquiria.
São Paulo anunciou ontem prorrogação das férias
Apuração parcial do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado (Sinepe/RS) revela que 78 escolas já definiram que retornam às aulas no prazo. Um levantamento realizado pela Federação das Associações de Municípios (Famurs)
constatou que pelo menos 25 municípios decidiram prorrogar as férias em
escolas municipais.
Hoje, uma reunião dos secretários da Saúde, Osmar Terra, e da Educação, Mariza Abreu, deve decidir se as aulas na rede estadual serão retomadas no prazo ou se serão prorrogadas. A tendência é respeitar a data original. Em São Paulo, o reinício das aulas foi adiado ontem em duas semanas. A medida atinge 6,5 milhões de estudantes.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.