Geral | 28/07/2009 19h08min
Os infectados pelo vírus AH1N1 já representam 90% dos casos de gripe no Uruguai, que tem 24 mortes provocadas pela doença. A última vítima da gripe A foi um homem de 39 anos, que deu entrada no hospital com uma infecção respiratória no departamento de Tacuarembó, no norte do país.
Após a expansão no número de casos, o prefeito de San José, Juan Chiruchi, onde ontem também se anunciou a morte de outra pessoa relacionada à doença, acusou a ministra da Saúde, María Júlia Muñoz, de estar "ocultando" casos da gripe A.
— Este tema infelizmente há duas semanas tem uma clara intencionalidade política — explicou Chiruchi, prefeito dessa cidade que fica 90 quilômetros ao noroeste de Montevidéu, segundo informou o jornal El País.
Por outro lado, o deputado do opositor Partido Nacional, Javier García, elaborou e distribuiu um gráfico comparativo sobre a gripe, em que revela que proporcionalmente o Uruguai tem sete vezes mais mortos que
os EUA e cinco mais que o México.
Muñoz respondeu aos dois que o Ministério "não ocultou nunca números de mortalidade", que a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que "não faz sentido contá-las" e "menos sentido ainda tem misturar e fazer uma taxa de número de mortos com número de habitantes".
Saiba mais sobre a nova gripe e
como se prevenir no site especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.