Notícias

 | 23/07/2009 20h13min

Duas mulheres com sintomas da gripe A seguem na UTI em Santa Catarina

Pacientes estão internadas em Joaçaba e em Lages

Francine Cadore  |  francine.cadore@diario.com.br

Duas mulheres que apresentam sintomas da gripe A seguem internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Santa Catarina. Vânia Schneider, 38 anos, está em coma no Hospital Tereza Ramos desde domingo. Em Joaçaba, no Meio-Oeste, uma paciente de 52 anos está na UTI do Hospital Santa Terezinha, em estado grave.

Segundo Gisele Schneider, prima de Vânia, a paciente não apresentou melhora de saúde. A expectativa da família é que ela reaja à nova medicação, trocada nesta quinta-feira. Os familiares não apresentaram os sintomas da gripe, mas seguem com as medidas de precaução.

— A gente não tem tosse nem febre, mas está se cuidando. Temos ficado em casa e rezado muito para a Vânia sair logo do hospital — disse Gisele.

Em Joaçaba, a moradora de Celso Ramos, que foi transferida de uma unidade hospitalar de Campos Novos para a UTI do Santa Terezinha no sábado, está com pneumonia aguda, não reage ao tratamento e respira com a ajuda de aparelhos.

De acordo com o gerente da Gerência Regional de Saúde, Jacó Emilio Ungericht, a paciente pertence ao quadro dos imuno-dependentes, porque tem obesidade mórbida, pesa cerca de 130 quilos. Nesta quinta-feira, amostras de sangue foram colhidas para descartar a contaminação por hantavirose e leptospirose. Os resultados são esperados a partir do dia 27.

A sobrinha que acompanhou a transferência da paciente é um dos sete casos suspeitos monitorados pela Vigilância Epidemiológica. Campos Novos, Capinzal, Tangará e Joaçaba são os municípios que apresentam pessoas com sintomas da gripe A no Meio-Oeste.

A família da mulher de 38 anos que morreu na quarta-feira por complicações respiratórias, em Joaçaba, é monitorada em Capinzal. Eles não apresentam nenhum sintoma da gripe A.

Ação para precaver a contaminação

Nesta quinta-feira, agentes de saúde de Joaçaba estiveram reunidos para formular uma cartilha de orientações à população. Na próxima semana, o material será distribuído em creches, escolas, clubes e igrejas.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.