Notícias

Geral  | 22/07/2009 09h43min

Chega hoje ao RS remessa do medicamento contra a gripe A

Segundo ministro da saúde, somente em julho de 2008 4,5mil pessoas morreram e decorrência da gripe comum

Atualizada às 11h47min

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade na manhã desta quarta-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão garantiu que chega nesta quarta-feira ao Rio Grande do Sul uma nova remessa do medicamento Tamiflu usado para combater a gripe A. Serão 15 mil tratamentos da combinação de antibióticos e oseltamivir. O Estado soma 11 das 22 mortes em decorrência da doença confirmadas no Brasil.

— Nós recebemos ontem mais de 50 mil tratamentos da doença. E hoje chegam ao Rio Grande do Sul mais 15 mil medicamentos, que vão estar sendo distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde para os municípios em situação que demanda mais atenção.

Em entrevista concedida o Bom Dia Brasil, Temporão disse que o país tem 9 milhões de kits de tratamento.

O ministro manteve a linha adotada pelo Ministério da Saúde de tranquilizar a população sobre a expansão da doença.

— No Brasil, no Rio Grande do Sul, nós temos a gripe sazonal. Neste ano, nós vacinamos 18 milhões de idosos contra esta gripe. Agora nós temos um novo vírus, que tem um comportamento muito parecido com o da gripe comum. Só para os ouvintes estarem bem informados, no ano passado, em julho, morreram 4,5 mil pessoas de complicações da gripe comum. E nós estamos, até o momento, com 22 óbitos infelizmente e lamentavelmente, da nova gripe. Do ponto de vista objetivo, as pessoas com sintomas da doença vão ser avaliadas, orientadas e tratadas como se faz com a gripe comum — afirmou temporão.

Segundo o ministro, o medicamento é utilizado por orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em duas situações: todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco que apresentem sintomas devem ser tratadas — fazem parte deste grupo crianças com menos de dois anos, idosos, grávidas, pacientes com doenças crônicas (hipertensão, diabetes, obesidade mórbida), doenças pulmonares, com sistema imunológico deprimido. O outro grupo é composto por pessoas que não têm estas condições clínicas, mas que apresentam evolução mais grave da doença.

— A única pessoa que pode decidir e indicar a medicação é o médico que vai diagnosticar — afirmou Temporão.

Onde buscar ajuda no RS*

— Onde buscar ajuda em SC*

* Antes de buscar o serviço, ligue para saber se há atendimento para a gripe A (H1N1) e verifique qual é o horário de funcionamento.

RÁDIO GAÚCHA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.