Geral | 18/07/2009 16h36min
A notícia de que o vírus da gripe A (H1N1) já circula no país fez a procura por atendimento aumentar em hospitais de todo o país. Só em Porto Alegre, o número de pacientes que procuraram o Hospital de Clínicas dobrou, enquanto no Hospital Conceição, um dos maiores da rede pública da cidade, o local de diagnósticos foi ampliado para comportar o aumento na procura por atendimentos relacionados à nova gripe.
Em Porto Alegre, os maiores hospitais montaram unidades especiais para receber a população. Ônibus, contêineres e barracas viraram enfermarias. No Hospital de Clínicas, o movimento é intenso desde que foram confirmadas sete mortes no Estado.
— Nesta semana a gente aumentou, dobrou o atendimento. Estamos atendendo 160, 180 casos por dia — afirma o médico Rodrigo Pires dos Santos.
O Hospital Conceição também se prepara para um aumento na procura por atendimentos de casos relacionados à nova gripe. O local para dar orientações e diagnóstico da
doença foi ampliado, pois os médicos
percebem uma mudança no perfil de atendimento. Antes, as pessoas buscavam informações, mas, agora, muitas já chegam ao ambulatório apresentando sintomas da doença. Para acomodar melhor os pacientes, a direção do hospital fechou o contêiner de triagem e ampliou o atendimento no ambulatório. A medida vale apenas para o fim de semana. Pela manhã, 53 pessoas foram atendidas no ambulatório, sendo que trinta e quatro foram encaminhadas à consulta médica.
A movimentação também é grande em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Hospital Mário Covas, em São Paulo, um dos sete hospitais públicos especializados na doença, a auxiliar de serviços gerais Sueli Rodrigues estava preocupada com a internação do filho, de 16 anos, na manhã deste sábado, com suspeita da nova gripe. No Rio de Janeiro, depois que o Ministério da Saúde afirmou que o vírus da doença já circula pelo país, pacientes gripados lotam postos de saúde e clínicas particulares. As informações são do site G1 com a RBS TV.
— Onde buscar ajuda no RS
— Onde buscar ajuda em SC
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial
Pela manhã, pessoas aguardavam atendimento na sala de espera do ambulatório do Hospital Conceição
Foto:
Emilio Pedroso
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.