Geral | 16/07/2009 19h03min
Após a confirmação de sete mortes pela gripe A no Rio Grande do Sul, o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou uma série de ações contra a nova gripe em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira. A situação, segundo o secretário, é considerada um início de epidemia.
Terra disse que será feito o adiantamento de R$ 4 milhões em medicamentos para os municípios e haverá a abertura de 32 Unidades de Pronto Atendimento, 16 delas nos próximos meses.
O secretário anunciou também a ampliação no horário de atendimento em 450 postos de saúde, que funcionarão até as 22h e a criação de um comitê estadual para articular as ações contra a epidemia.
Além da morte de um caminhoneiro na madrugada desta quinta-feira em Uruguaiana, nesta tarde mais quatro mortes pela nova gripe foram confirmadas no Estado, duas em Passo Fundo e duas em Santa Maria. No Brasil, o número de vítimas fatais pela doença chegam a 11.
O ministro da Saúde,
José Gomes Temporão, confirmou o primeiro caso da doença contraído no Brasil em São Paulo. A paciente de 11 anos que morreu no dia 30 de junho não teve nenhum contato com pessoas que viajaram para o Exterior. Com isso, o vírus A (H1N1) já tem circulação livre no país.
A partir dessas informações, a secretaria da Saúde do RS afirmou que a estratégia de controle da doença vai mudar.
Veja a cronologia das confirmações das 11 mortes:
28 de junho
Passo Fundo - 1
10 de julho
Osasco (SP) - 1
13 de julho
Sapucaia do Sul (RS) - 1
14 de julho
São Paulo (SP) - 1
16 de julho
Passo Fundo (RS) -2
Santa Maria (RS) - 2
Uruguaiana (RS) -1
Osasco (SP) - 1
Rio de Janeiro (RJ) - 1
— Onde buscar ajuda no RS
— Onde buscar ajuda em SC
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.