Geral | 16/07/2009 17h21min
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira que o vírus A (H1N1) já tem circulação livre no país. Até agora, os pacientes com a nova gripe tinham voltado de países com a doença ou tinham tido contato com essas pessoas.
A secretaria de Saúde de São Paulo confirmou nesta manhã — após estudo epidemiológico e da vida cotidiana da menina de 11 anos, de Osasco, que morreu no dia 30 de junho — o primeiro caso contraído no Brasil, já que a paciente não teve nenhum contato com pessoas que viajaram para o Exterior.
Embora ainda não tenha sido confirmado através de estudo epidemiológico, Temporão disse que existem evidências de que no Rio Grande do Sul o vírus também pode estar circulando livremente. O ministro disse que a situação no Estado, devido a proximidade com a Argentina e frio, "inspira mais cuidados das autoridades". Desde 3 de julho uma equipe do Ministério da Saúde está no RS e Temporão
anunciou que outra equipe está
sendo enviada para reforçar a vigilância e mais mil tratamentos.
Essa informação coloca o Brasil como o oitavo país do mundo a ter transmissão sustentada da doença, depois de Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Grã-Bretanha.
— O Brasil se preparou com antecedência para o momento de hoje — disse reforçando que as estratégias necessárias para esta situação já foram tomadas há três semanas.
Temporão confirmou 11 mortes no país e sete no Rio Grande do Sul e reforçou que a rede de saúde está integrada para manter e reforçar as medidas de proteção contra a doença. Disse ainda que todas as ações do Ministério da Saúde são baseadas em evidências científicas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado ontem, o país tem 1.175 casos notificados. Segundo o ministro, a grande maioria já está curada ou em processo de recuperação. Temporão disse
que todas pessoas que apresentarem sintoma de
gripe devem procurar seu médico de confiança ou posto de saúde e não os centros de referência da nova gripe.
O ministério receberá na próxima semana 50 mil de 800 mil doses novas do oseltamivir, medicamento utilizado no combate à gripe A. Segundo o ministro, há estoques suficientes de medicamentos. Para reforçar a rede de atendimento, está sendo adquirido 160 kits compostos por um respirador e um monitor, que serão distribuídos aos centros de referência.
Apesar do Brasil ter atingido a transmissão sustentada, o ministro da Saúde garantiu que "o momento é um momento de tranquilidade" e que não haverá mudança de protocolo do ministério.
— Não há nenhum motivo para pânico, nenhum motivo para mudar radicalmente o comportamento das pessoas — afirmou.
Temporão disse que a recomendação para que pessoas não viajem para países com transmissão sustentada continua e que não "há sentido" em recomendar suspensão de viagens
para São Paulo, que tem transmissão sustentada
confirmada, e para o Rio Grande do Sul, onde há evidências. Com informações do site G1.
Veja a cronologia das confirmações das 11 mortes:
28 de junho
Passo Fundo - 1
10 de julho
Osasco (SP) - 1
13 de julho
Sapucaia do Sul (RS) - 1
14 de julho
São Paulo (SP) - 1
16 de julho
Passo Fundo (RS) -2
Santa Maria (RS) - 2
Uruguaiana (RS) -1
Osasco (SP) - 1
Rio de Janeiro (RJ) - 1
—
Onde buscar ajuda no RS
— Onde buscar ajuda em SC
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial
O ministro disse que a situação no RS "inspira mais cuidados das autoridades"
Foto:
Valter Campanato, ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.