Geral | 24/06/2009 15h40min
O secretário de Saúde do Estado, Osmar Terra, chegou por volta das 15h desta quarta-feira, em São Gabriel para ver de perto a situação da cidade, em estado de emergência desde segunda-feira em função da gripe A. Acompanhado do chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, do coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Joel Prates Pedroso, do chefe da Casa Militar, coronel João Batista Gil, Terra tentou levar tranquilidade ao prefeito Rossano Gonçalves.
— Na verdade, trata-se de uma gripe leve, até com um número de casos letais menor do que a nossa gripe comum — ressaltou.
Relembrando os temores em relação à doença quando ela surgiu no México, Terra deu explicação sobre como o vírus se desenvolveu e afirmou que não há motivo para pânico tampouco para atitudes mais drásticas, como isolar cidades. Citando casos de outros países, como o Chile, o secretário, deu sua opinião sobre o futuro da doença no Brasil:
— Vamos ter uma epidemia. O caso de
São Gabriel talvez seja o primeiro de
maior gravidade no país
Atentos, o prefeito, Rossano Gonçalves, e a diretora de programas da Secretaria de Saúde de São Gabriel, Katia Raposo Pereira, disseram que a preocupação das autoridades do município da Região Central foi exatamente em função da gravidade do caso da menina de 14 anos, que está internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), e ressaltaram que a cidade não está em pânico, porém, não despreza a doença.
Na conversa com os representantes do governo do Estado, a diretora informou que um caso suspeito também foi registrado em Caçapava do Sul. Seria de uma psicóloga, que teria dado uma palestra em São Gabriel dias atrás.
Veja como a doença pode entrar no RS
Prefeito de São Gabriel Rossano Gonçalves e Osmar Terra, secretário de Saúde do Estado
Foto:
Charles Guerra
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.