| 26/05/2009 14h12min
Os buracos existentes em diversas ruas de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, estão deixando moradores do município indignados. Alguns dizem que o problema é antigo, como o taxista Felipe Carlos Ferreira, 54 anos. Ele tem ponto na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, no Centro, e circula bastante pela região há sete anos. Os principais problemas na área estão na Rua Teotônio Vilela e na Rua Andaraí.
— Mas tem mais buracos por dentro, nos bairros — ressaltou Ferreira.
As falhas no asfalto obrigam a redução da velocidade do carro, segundo o taxista. Ele conta que não adianta o passageiro pedir para que ande mais rápido, por causa do risco de dano ao veículo.
— Ah, não dá — costuma dizer, ao desculpar-se para o cliente.
O líder comunitário Dário Blehn, 55, entregou requerimento em fevereiro a
um vereador. Blehn salientou que o projeto foi aprovado,
mas não entrou em prática por motivos como falta de recursos e preferência por uma medida mais ampla, englobando praticamente todas as ruas do município com problemas.
— Acho que estão demorando demais. O João Buracão (boneco que, em protesto, é colocado em buracos no Rio de Janeiro) deveria estar aqui há muito tempo — observou, lembrando o dia em que uma imitação do personagem apareceu em Gravataí, em 13 de maio.
Outros moradores enviaram e-mails ao Pelas Ruas para reclamar da situação. É o caso de Izaque Lirio: "Eu acho uma falta de respeito para com o cidadão que paga impostos. A cada 100 metros um buraco, à noite tem que adivinhar a profundidade do buraco", escreveu.
Rangel Maschio comentou que a situação está "deplorável" nas ruas centrais e periféricas da cidade. "Estão com muitos buracos abertos, inclusive com cortes nas ruas para instalação de tubulação, e esses valos ficam abertos por muito
tempo."
Contraponto
De acordo com a Prefeitura de
Gravataí, as ruas citadas estão no cronograma da Operação Tapa-Buracos, mas ainda não começaram devido à ordem da lista. Após a limpeza dos buracos, os cortes e preenchimento com brita, realizados na semana passada, a prefeitura retomou a Operação Tapa-buracos na última segunda-feira, dia 19 de maio.
O cronograma das obras possui duas frentes de trabalho que incluem 29 ruas e avenidas, além de outras eventuais vias que necessitem de reparos. Os trabalhos estavam parados devido a entraves jurídicos que impediam a empresa licitada, a Companhia de Desenvolvimento de Gravataí, de prosseguir com as obras.
Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br
Veja outras matérias do Pelas Ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.