| 09/03/2009 18h24min
O galho de uma árvore caiu sobre um carro na Avenida São Pedro próximo à Avenida Pernambuco, no bairro São Geraldo, zona norte de Porto Alegre. O trânsito ficou interrompido no local, por pelo menos uma hora, para que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) pudesse retirar a planta.
O proprietário do automóvel, Regis Bortoli dos Santos, 36 anos, estaciona o automóvel na mesma avenida há cerca de um ano. Todo o dia quando chega no serviço, por volta das 7h50min, procura uma sombra para colocar o carro. Nesta segunda-feira, Regis foi premiado.
— Sempre deixo o carro no mesmo lugar. Só reparei que a árvore estava podre hoje, quando a vi em cima dele — brinca.
Regis estava trabalhando quando recebeu o telefonema de um colega, por volta das 13h30min, avisando do
incidente.
— Levei um susto. Minha esposa está grávida de nove
meses. Pode entrar em trabalho de parto a qualquer momento. Só pensei nela quando vi aquela cena.
A queda da árvore, um Jacarandá, segundo a Smam, deixou o vidro traseiro quebrado e o teto e a lateral esquerda traseira amassados. O Monza foi levado para o estacionamento da empresa onde Regis trabalha. Agora, ele pretende procurar a prefeitura para o ressarcimento dos danos. Régis diz que a rua é bastante arborizada e que outras árvores estão nas mesmas condições.
Um engenheiro florestal da Smam esteve no local para analisar as condições da vegetação durante a tarde. De acordo com o supervisor de Praças, Parques e Arborização da Capital, Luiz Alberto Carvalho Junior, nenhuma outra estrutura está comprometida aparentemente. Este teria sido um caso isolado.
— Nem sempre é possível visualizar que o determinado galho de uma determinada árvore apresenta necrose. Não se trata de um equipamento público, mas sim, de um vegetal.
Eventualmente essas situações acontecem.
O supervisor destacou que é rotina da Smam atender chamados específicos sobre problemas na vegetação ou vistoriar ruas de Porto Alegre para evitar que este tipo de problema ocorra. Ele explica que, mesmo assim, não é possível dar conta de toda a cidade e orienta que aqueles que se sentirem lesados procurem a prefeitura:
— Sempre aconselho a abertura de um processo na prefeitura (Rua Sete de Setembro, no centro da Capital) contendo fotos e o valor do orçamento dos danos para que possa ser ressarcido.
Veja outras matérias do Pelas Ruas:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.