Notícias

 | 03/03/2009 20h49min

Pelas Ruas: esgoto incomoda moradores no bairro Jardim Itu Sabará há quase dois anos

Cheiro ficou insuportável depois da última chuva forte, diz morador


Moradores da rua Dr. Derly Monteiro, no bairro Jardim Itu Sabará, convivem com esgoto que passa pela rua após cada chuva mais forte que atinge a Capital. Segundo Patrizia Rondinelli Pestana, 62 anos, aposentada, diversas reclamações já foram registradas pelo telefone 156:

— O problema ocorre há quase dois anos. Isso aí sempre entope. A prefeitura manda alguém, mas eles só desobstruem a passagem do esgoto, que volta a passar pela rua a cada chuva maior.

Ela guarda consigo seis protocolos de reclamações feitas entre julho de 2008 e fevereiro de 2009. O último deles é relativo à chuva do dia 20, quando choveu 30% da média do mês na Capital em menos de uma hora. Ela foi informada que uma equipe iria ao local até o dia 2 de março, o que não ocorreu.

— Uma vez quebraram dois metros de calçada para resolver o problema, que não foi resolvido. Ainda por cima, a calçada ainda não foi consertada.

De acordo com Egomar Wolter, 67 anos, também aposentado, o esgoto passa pela rua entre os números 590 e 630:

— Quando o esgoto transborda, sai uma lama preta e verde. Após a última chuva, depois que o esgoto baixou, ficou um cheiro insuportável. Os moradores tiveram que fechar as janelas da frente de suas casas. Não sei se é só esgoto das águas da chuva.

O engenheiro Francisco Pinto, diretor da divisão de conservação do DEP afirmou que a rua está localizada em um ponto baixo, em que as redes de esgoto são antigas. A última desobstrução realizada na rua foi em 22 de janeiro, segundo o engenheiro.

— A situação era pior antes da construção do conduto Arroio D´Areia. O problema é que as ruas alagam quando chove muito forte porque as redes não suportam tanta água. Ainda por cima, o lixo e entulhos obstruem as vias do esgoto e fazem a água acumular por mais tempo — ressaltou. 

Sobre o prazo de 2 de março, não atendido pelo DEP, Francisco Pinto explica que, em razão da chuva forte que atingiu Porto Alegre na segunda-feira, surgiram outras casos que são prioridades entre as tarefas do Departamento, como água dentro de casas, hospitais e escolas.

— O esgoto na Rua Dr. Derly Monteiro segue na lista de trabalho, só vai demorar um pouco mais para ser atendido.

Veja outras matérias do Pelas Ruas:


ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.