| 23/01/2009 16h34min
A tenista paranaense Teliana Pereira, segunda melhor brasileira no ranking feminino mundial, ficou fora da convocação do time verde-amarelo que vai ao Canadá disputar o Zonal Americano da Fed Cup entre 4 e 6 de fevereiro de 2009. Atualmente na posição de 395 do mundo, Teliana está em boa forma física e técnica após um breve período afastada para curar lesões.
Em seu lugar, a CBT promoveu a entrada de uma jogadora ainda em idade juvenil — Monique Albuquerque, de 17 anos. Além da gaúcha Monique, a equipe capitaneada pelo catarinense Márcio Carlsson, contará com Vivian Segnini (SP), Maria Fernanda Alves (SC) e Roxane Vaisemberg (SP).
Teliana Pereira
disse que estava em contato com uma funcionária da confederação
desde o dia 8 de janeiro, acertando detalhes da viagem, como passagem, visto e roupa. Seu nome foi divulgado na convocação do dia 5 de janeiro, no site da CBT.
— Desde o começo de janeiro tenho trocado e-mails com a Fátima Rocha, da CBT, onde expliquei que não poderia participar do treinamento por que estaria nos Estados Unidos jogando torneios. Ela acertou diversas coisas comigo, como tamanho do uniforme, passagem Los Angeles- Montreal e como eu tiraria o visto canadense —explicou Teliana, que já venceu quatro dos cinco jogos de simples em que defendeu o Brasil na Fed Cup, além das quatro partidas em duplas.
— Fiquei realmente muito surpresa quando recebi o e-mail do Roberto Burigo, superintendente executivo da CBT, dizendo que agradecia o meu interesse em
disputar a Fed Cup, mas que estava sendo dispensada deste
confronto. Não entendi por que estou fora da equipe, se estava fazendo de tudo para ir, até iria comprar a passagem para Los Angeles, onde eu tiraria meu visto do Canadá. Estou triste e surpresa, porque sempre dei a maior importância para os torneios onde jogo pelo meu país — falou a tenista à assessoria de imprensa do Instituto Tênis, do qual faz parte.
Com a notícia de que não vai ao Canadá, a ex-número 1 do Brasil permanece nos Estados Unidos para jogar mais um ITF de US$ 25 mil em Rancho Mirage, na companhia de Fernanda Hermenegildo.
Coordenador da CBT diz que não encontrou Teliana
A ausência de Teliana, no entanto, foi minimizada na entrevista coletiva concedida pela Confederação Brasileira de Tênis. De acordo com o coordenador do tênis feminino, Raul Ranzinger, ele não viu a tenista jogar nem conseguiu se comunicar com ela.
— Não tem nenhum tipo de critério. Quero que as pessoas comecem a participar desta situação, de desenvolver o tênis feminino no Brasil. Não achei a menina, esta é a realidade das coisas. Tive jogadoras entre as melhores do mundo, com ranking mundial altíssimo, que demonstravam muito interesse em participar da Fed Cup. Depois de vários convites, uma menina que está com um ranking próximo de 400 do mundo, deveria tentar procurar esta situação. Elas têm que ter iniciativa, elas e os técnicos delas, não são só as jogadoras, todos são bem-vindos — justificou Ranzinger à reportagem do clicRBS.
O Brasil disputará um lugar na elite do tênis feminino contra Bahamas, Canadá, Paraguai, Venezuela, Brasil, Colômbia e Porto Rico, no Canadá, a partir do dia 4 de fevereiro de 2009.
Apenas o campeão do Zonal Americano sobe para a repescagem do Grupo Mundial 2. Ano passado, a classificação brasileira parou na rede. As meninas perderam a final do Zonal Americano para a Colômbia, repetindo a campanha de 2006 e de 2007.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.