| 23/01/2009 13h32min
A comissão técnica brasileira da Fed Cup anunciou nesta sexta, dia 23, em Florianópolis (SC), a equipe de tênis que disputará o Zonal Americano da competição que corresponde à versão feminina da Copa Davis. O torneio ocorre entre 4 e 7 de fevereiro, em Montreal, no Canadá.
A seleção comandada pelo capitão e ex-tenista Márcio Carlsson contará com jogadoras já experientes em Fed Cup, como a catarinense Maria Fernanda Alves, de 25 anos e atual 432ª colocada no ranking mundial. Também integram o time as paulistas Roxane Vaisemberg, de 20 anos e 441ª do mundo; e Vivian Segnini, de 20 anos e 355ª na listagem mundial (número um do Brasil) e a gaúcha Monique Albuquerque, juvenil de 17 anos e que está na 1.042ª posição do ranking.
Monique é a principal surpresa no anúncio da equipe, já que no dia 5 de janeiro, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) havia anunciado no lugar da gaúcha a alagoana Teliana Pereira, segunda brasileira mais bem colocada no ranking mundial, ocupando a 395ª colocação.
Número dois ficou de fora
Questionado quanto à ausência da segunda melhor tenista do Brasil, o coordenador técnico do tênis feminino da CBT, Raul Ranzinguer, alegou que Teliana não teria tido "iniciativa" suficiente para estar entre as convocadas:
– Não tem nenhum tipo de critério. Quero que as pessoas comecem a participar desta situação, de desenvolver o tênis feminino no Brasil. Não achei a menina (Teliana), esta é a realidade das coisas. Tive jogadoras entre as melhores do mundo, com ranking mundial altíssimo, que demonstravam muito interesse em participar da Fed Cup. Depois de vários convites, uma menina que está com um ranking próximo de 400 do mundo, deveria tentar procurar esta situação. Elas têm que ter iniciativa, elas e os técnicos delas, não são só as jogadoras, todos são bem-vindos.
Em nota enviada à imprensa, Teliana também se mostrou supresa com sua não convocação e disse não entender o motivo do seu corte da equipe brasileira.
Tentativa do Brasil de sair do Zonal Americano
No Canadá, o Brasil tenta vencer o Zonal Americano da Fed Cup. Somente o vencedor da etapa americana sobe ao play-off do Grupo Mundial II (jogo que valerá a vaga na "segunda divisão" do evento entre nações). Disputam o Zonal em Montreal as equipes de Canadá, Brasil, Bahamas, Paraguai, Venezuela, Colômbia e Porto Rico.
Além da complicada fórmula de disputa, onde apenas um time entre sete consegue a classificação, o cenário piora ainda mais para o Brasil em virtude do tipo de quadra em que os jogos ocorrerão: a quadra sintética coberta, piso pouco favorável às brasileiras.
Matéria atualizada às 22h16min.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.