Notícias

 | 22/01/2009 15h47min

Objetivo do DEM é lançar candidatura própria para governo estadual em 2010, diz Onyx

Nenhuma decisão do DEM-RS será tomada sem a presença de Paulo Afonso Feijó

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o presidente do Democratas gaúcho, Onyx Lorenzoni, afirmou que o partido pretende lançar candidatura própria para o governo estadual em 2010. O deputado não descartou a realização de parcerias com outros partidos, mas reiterou que o partido tem capacidade para lançar seu próprio candidato.

— Estamos programados, sabemos em que cidades estaremos mês a mês no RS, exatamente buscando constituir uma estrutura para disputar a eleição de 2010 com candidatura própria. 

O parlamentar afirmou que o partido está aberto a parcerias:

— Agora, se num acordo maior no cenário nacional for melhor pro projeto nacional algum tipo de parceria com algum outro partido, nós não descartamos nada. Não descartamos estarmos juntos com PSDB, nem com o PMDB, que é um partido importante no projeto de eleição do Serra (à presidência).

Yeda Crusius (PSDB), que está reunida com seu secretariado e lideranças nesta quinta-feira, manifestou hoje seu interesse por uma aproximação com o DEM. Questionada sobre a volta de integrantes do DEM ao governo, Yeda disse que em breve haverá uma proposta, dando a entender que será antes de suas férias, em fevereiro.

— O meu objetivo é que o DEM participe do governo. Toda essa equação estará pronta muito em breve — referindo-se também às trocas em secretarias adjuntas e diretores do segundo escalão.

Segundo a Rádio Gaúcha, a governadora afirmou que nunca se distanciou do partido, mas se distanciou de algumas figuras do partido, num referência clara a Paulo Afonso Feijó, seu vice. Ontem, dois presidentes nacionais de partido visitaram a governadora: o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Sobre a tentativa de aproximação do PSDB com DEM, Onyx afirmou que sempre a defendeu:

— É natural, é lógico, são os dois maiores partidos de oposição no Brasil nós temos a partir deste momento um projeto cumum, que é a eleição do governador de São Paulo, José Serra, como presidente da República em 2010 e eu vejo com absoluta tranquilidade, muita serenidade esse projeto de aproximação.

Para haver um entendimento entre os dois partidos, é necessária a presença do vice-governador Paulo Afonso Feijó, segundo o deputado:

— Nenhuma decisão dos Democratas do RS será tomada sem a presença do vice-governador Paulo Afonso Feijó. O Paulo Afonso, do meu ângulo de análise, é uma pessoa que pode dar uma grande contribuição ao RS, por todos os êxitos que ele tem na iniciativa privada.

Sobre a relação do PSDB e do DEM, Lorenzoni afirmou ainda:

— Quanto ao projeto Serra, nós estamos unidos de norte a sul do Brasil. Uma eventual proposta do Palácio Piratini vai ter que ser examinada pela executiva do partido, deputados e vice-governador.

ZEROHORA.COM
Jefferson Bernardes, Palácio Piratini, divulgação  / 

Yeda manifestou hoje interesse em participação do DEM no seu governo
Foto:  Jefferson Bernardes, Palácio Piratini, divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

22/01/2009 10h22min
Yeda reúne equipe e divulga dados inéditos sobre finanças públicas do Estado
22/01/2009 09h09min
Yeda diz que avião não é luxo
22/01/2009 04h32min
Yeda quer mais visibilidade para as ações do governo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.